20 de Janeiro 2022 - Publicado há 798 dias, 1 horas e 10 minutos
Manuel São João garante voz conjunta de Açores e Madeira na defesa das pescas
location Calheta

Secretaria Regional do Mar e Pescas

O Secretário Regional do Mar e das Pescas assegurou hoje que existe vontade e disponibilidade do Governo dos Açores em articular com o Governo Regional da Madeira uma defesa conjunta dos interesses comuns de ambas as regiões em matéria de pescas.

“Estamos convictos que, se articularmos entre as duas regiões autónomas, aquelas que são as nossas reivindicações comuns junto do Governo da República, e até junto das instâncias comunitárias, isso terá um peso muito maior e a decisão tenderá a ser mais favorável às regiões autónomas”, assegurou Manuel São João, falando no âmbito de uma visita de dois dias à Região Autónoma da Madeira.

No seguimento de diversas reuniões de trabalho com o seu homólogo madeirense, Teófilo Cunha, Manuel São João sublinhou a necessidade de uma maior articulação entre ambos os governos para uma maior cooperação institucional nas áreas do mar e das pescas, por forma a assumir posições conjuntas, com especial enfoque no capítulo da gestão das quotas.

“Precisamos de um maior envolvimento quer ao nível das quotas quer ao nível da reestruturação da frota e aprofundamento das reivindicações conjuntas no âmbito das Regiões Ultraperiféricas (RUP)”, defendeu.

O Secretário Regional do Mar e das Pescas enalteceu ainda o diálogo e cooperação que existe e que existiu num passado recente em termos de harmonização legislativa, sobretudo no contexto pandémico.

Após uma visita ao Centro de Maricultura da Calheta, Manuel São João destacou que “a aquicultura envolve um potencial que importa acautelar para o futuro e esta visita permitiu conhecer a realidade do trabalho desenvolvido no Arquipélago da Madeira e recolher contributos para os projetos” que a desenvolver nos Açores, nos sentido de se aprofundar esta nova realidade na Região.

© Governo dos Açores | Fotos: SRMP

Partilhar