19 de Janeiro 2022 - Publicado há 821 dias, 23 horas e 27 minutos
Regiões Ultraperiféricas são “autênticos postos avançados da Europa”, sublinha José Manuel Bolieiro
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu hoje que as Regiões Ultraperiféricas (RUP) representam “autênticos postos avançados da Europa” no Atlântico e no Índico, merecendo uma revisão europeia da sua estratégia com “tradução efetiva” para alguns dos seus condicionalismos.

A revisão da estratégia para as RUP, atualmente em curso, não pode ignorar a covid-19, sublinhou o governante, falando em videoconferência numa reunião com representantes políticos de Portugal, França e Espanha, das suas Regiões, e em que participou também a comissária europeia Elisa Ferreira, que tem a pasta da Coesão e Reformas.

Dirigindo-se à comissária Portuguesa, José Manuel Bolieiro elogiou a sua “sensibilidade estratégica” para com as RUP e mostrou-se convicto que esta “tudo fará para assegurar” a implementação da atualização da estratégia com estas Regiões.

Depois, o Presidente do Governo elencou algumas “dimensões nucleares” para os Açores que merecem “atenção e cuidados renovados”, desde logo o emprego, coesão social, educação e mobilidade.

“Importa que a nova estratégia preveja medidas capazes de assegurar dois objetivos de base. Por um lado, o empoderamento dos nossos jovens e a sua fixação nas nossas ilhas, maneira mais eficaz de combate ao espectro do despovoamento que paira sobre muitas ilhas e municípios. Por outro lado, a proteção dos mais fragilizados, as crianças e os idosos, em particular. E, a este propósito, sobressai a relevância e a utilidade da renovada aposta no digital”, disse.

O campo dos transportes e comunicações foi também abordado por José Manuel Bolieiro, que reclamou a correção da “dificuldade de acessibilidades” às RUP e a compensação dos “custos acrescidos muito significativos dos transportes de mercadorias e do transporte de pessoas” nos respetivos Estados-membros e com o continente europeu e outros parceiros internacionais.

O governante valorizou ainda as “particulares potencialidades” destes territórios, nomeadamente “a imensa área marítima” que representam.

“Da nova estratégia esperamos vivamente o reconhecimento e o aproveitamento do potencial do mar das RUP e das oportunidades ímpares que este nos oferece em matéria ambiental, nas pescas e na economia azul em geral”, prosseguiu.

Agricultura e desenvolvimento rural, turismo e o setor energético foram áreas também destacadas por José Manuel Bolieiro como potenciadoras de riqueza e desenvolvimento de todas as RUP, nomeadamente os Açores.

“Acreditamos que estas nossas propostas encontrarão tradução efetiva na nova estratégia da União para com as nossas RUP”, concretizou o Presidente do Governo.

© Governo dos Açores | Fotos: JF

Partilhar