19 de Janeiro 2022 - Publicado há 821 dias, 2 horas e 30 minutos
Protocolo Welfair Quality ajustado aos Açores para reconhecer especificidades produtivas da Região
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural assistiu hoje, à apresentação da adaptação do protocolo Welfare à realidade Açoriana, que teve lugar no Parque Multissetorial da Ilha Terceira, na Vinha Brava.

Segundo António Ventura, “o bem-estar animal sempre assumiu nos Açores uma identidade no modo da produção pecuária e, para este Governo, este é um tema de prioridade, pelo que merece a melhor atenção política”.

“Esta tradição que nos identifica, foi agora reconhecida de forma internacional e irá contribuir para a afirmação da Região perante as sociedades atuais, em confiança e credibilidade no modo de produção pecuário nos Açores e nos seus produtos finais, nomeadamente, leite e carne”, acrescentou.

“Vamos agora informar, formar e sensibilizar para que o selo de bem-estar para que as explorações pecuárias recebam a Região, o chamado selo da Welfair Quality”, disse ainda o Secretário Regional.

Este selo é detido pelo Instituto de Investigação e Tecnologia Alimentar (IRTA), entidade para a Península Ibérica que certifica o bem-estar animal.

António Ventura sustentou que “com a apresentação deste protocolo ajustado à nossa realidade dá-se um grande passo no início do processo produtivo de certificação do bem-estar animal nos Açores”.

O governante destacou ainda que este protocolo “possibilita que a Região tenha futuro no futuro e se posicione para as exigências dos consumidores”.

“A nossa naturalidade e sustentabilidade fica mais suportada e aceite com este selo que será atribuído às explorações pecuárias”, disse ainda.

A partir daqui será efetuado um trabalho de cooperação com a Federação Agrícola dos Açores para a respetiva certificação.

© Governo dos Açores | Fotos: SRADR

Partilhar