18 de Janeiro 2022 - Publicado há 800 dias, 10 horas e 31 minutos
Presidente do Governo valoriza parceria com entidade mundial focada na integridade no desporto
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou hoje o memorando firmado entre a Região e a Sport Integrity Global Alliance (SIGA) em que é estipulada a promoção dos valores positivos do Desporto, tais como a solidariedade, o respeito, a tolerância, o ‘fair-play’, a confiança, a ética e a honestidade.

“Este memorando abre portas para o futuro para um relacionamento institucional profícuo entre as duas entidades. Há um compromisso inteiro, de todo o Governo Regional dos Açores, neste memorando”, declarou José Manuel Bolieiro.

O Presidente do Governo Regional falava no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, depois de firmar o protocolo com a SIGA, representada pelo seu CEO, Emanuel Macedo de Medeiros.

“É nossa profunda convicção, causa e motivação coletiva, que no ensinamento da prática desportiva, seja como atleta ou dirigente, encontramos lições de vida e caráter. O desporto ajuda a consolidar esse caráter”, prosseguiu José Manuel Bolieiro.

Contribuir para alcançar a integridade e equidade no desporto, aumentar a integridade, transparência e responsabilidade no desporto, promover a capacitação e participação dos jovens no desporto, como profissionais, atletas, voluntários, oficiais, e em muitas outras funções, e promover estilos de vida saudáveis e positivos através do desporto, prevenindo comportamentos antiéticos, desviantes e fatores de risco, são alguns dos objetivos do protocolo hoje firmado.

SIGA é o acrónimo de Sport Integrity Global Alliance, uma aliança mundial com mais de 100 membros e parceiros internacionais, os quais se revêm no imperativo de implementar os mais elevados padrões de Integridade no Desporto.

A SIGA é a única organização que congrega membros representativos de todas as áreas da indústria: desporto, governos, academia, organizações internacionais, patrocinadores, detentores de direitos, ONGs e empresas de serviços. É uma organização independente e neutra, cuja missão é promover reformas significativas e melhorar a Integridade de todos os desportos, através da implementação de um conjunto de ‘standards’ universais, estabelecidos por um órgão independente e neutro.

© Governo dos Açores | Fotos: JF

Partilhar