15 de Janeiro 2022 - Publicado há 824 dias, 23 horas e 56 minutos
Presidente do Governo recebeu novo Chefe do Estado-Maior da Armada
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu na sexta-feira, no Palácio de Sant’Ana, o novo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), almirante Henrique Gouveia e Melo, saudando o responsável por ter escolhido os Açores para a sua primeira visita oficial no cargo em território português.

Reconhecendo “enorme estima, consideração e gratidão” pelo almirante, também pelo seu papel como antigo coordenador da ‘task force’ da vacinação contra a covid-19, José Manuel Bolieiro felicitou Gouveia e Melo pelo seu novo cargo, mostrando disponibilidade da parte do Executivo para um trabalho em sinergia com a Armada.

Gouveia e Melo, prosseguiu o Presidente do Governo, compreende “a projeção atlântica que o mar e as ilhas” Açorianas “representam para a dimensão não apenas militar, mas geoestratégica para o interesse nacional e para o quadro da integração na Europa”.

O governante defendeu ainda a implementação de “estratégias futuras que darão centralidade ao papel dos Açores”, sendo a região “parte e não o todo” de uma estratégia que será liderada pelo almirante.

Gouveia e Melo tomou posse como Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional no dia 27 de dezembro de 2021, data em que foi promovido a almirante.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar