12 de Janeiro 2022 - Publicado há 832 dias, 11 horas e 39 minutos
Governo Regional dos Açores garante pagamento de apoios a ex-trabalhadores da COFACO, anuncia Artur Lima
location Angra do Heroísmo

Vice-Presidência do Governo Regional

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, anunciou hoje que a Vice-Presidência do Governo e a Secretaria de Estado da Segurança Social alcançaram uma “plataforma de entendimento e de compromisso” para a “aplicação efetiva do programa especial de apoio aos ex-trabalhadores da COFACO”.

Segundo Artur Lima, em resultado de uma “postura construtiva” e de um “diálogo responsável” entre as partes, “ficou estabelecido que o processamento dos apoios sociais devidos será feito no corrente mês e o respetivo pagamento na primeira quinzena de fevereiro”.

“O que importa salientar é que a lei será finalmente aplicada e os trabalhadores e as suas famílias poderão usufruir dos apoios que merecem”, salientou. 

“Mas para que este processo decorra conforme referi, é necessário que todas as partes envolvidas honrem e cumpram os compromissos agora assumidos”, defendeu.

Durante a conferência de imprensa promovida hoje, em Angra do Heroísmo, Artur Lima lamentou que o “Governo da República, suportado, nos últimos seis anos, a nível parlamentar, pelo PS, BE e PCP, tenha protelado tempos demais a regulamentação e aplicação desta lei”.

“É caso para dizer que a esquerda parlamentar, que se diz defensora dos interesses dos trabalhadores, esqueceu-se das obrigações do Estado nesta matéria”, ressalvou.

Segundo o Vice-Presidente do Governo, a “persistência” do Governo Regional na “salvaguarda dos interesses dos ex-trabalhadores da COFACO” e a sua “firmeza na defesa autonómica” permitiu que o Governo da República “corrigisse a injustiça social que criou”.

Artur Lima afirmou, por fim, que “nesta matéria, como noutras, o Governo Regional dos Açores está atento e não abdica de reivindicar as melhores soluções para os Açorianos”.

© Governo dos Açores | Fotos: J. Edgardo Vieira

Partilhar