30 de Dezembro 2021 - Publicado há 841 dias, 10 horas e 25 minutos
Açores registam 6.295 desempregados inscritos em novembro
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego,  identificou, no final do mês de novembro deste ano, 6.295 desempregados inscritos no Centro de Qualificação e Emprego da Região, verificando que, no mesmo período, foram preenchidas mais 172 ofertas de emprego, que se traduziram na colocação de 178 Açorianos no mercado de trabalho.

A informação estatística revela uma variação homóloga negativa de 9,58% e um incremento de 0,67% nos inscritos à procura de primeiro e novo emprego em novembro, face a outubro.

A grande maioria dos desempregados, 74,18%, enquadram-se nas atividades do setor dos serviços e correspondem a 89,20% da totalidade dos desempregados inscritos.  

No que concerne à totalidade do número de desempregados, a ilha de São Miguel tem 66,89% dos desempregados na Região, a ilha Terceira tem 17,46%, o Pico 4,97% e o Faial 3,24%.

Quanto aos concelhos, em novembro, Ponta Delgada, Ribeira Grande e Angra do Heroísmo representavam 59,06% da totalidade dos desempregados identificados nos Açores.  

No que diz respeito aos programas de inserção socioprofissional, em novembro de 2021, existiam 3.976 ocupados no arquipélago.  

Relativamente às medidas de promoção de emprego jovem, foram observados 3.235 jovens a desenvolver projetos em contexto real de trabalho, com destaque para o Estagiar L e T, enquanto em formação, no mês de novembro, estavam 552 Açorianos. 

De salientar que estes dados podem ser consultados no Portal do Governo dos Açores, através do endereço eletrónico: https://portal.azores.gov.pt/web/drqpe/estatistica.

© Governo dos Açores

Partilhar