23 de Dezembro 2021 - Publicado há 826 dias, 4 horas e 57 minutos
Vice-Presidência do Governo procede ao pagamento de apoios ao ingresso e permanência no ensino superior
location Angra do Heroísmo

Vice-Presidência do Governo Regional

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através do Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA), e em estreita colaboração com a Direção Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, procedeu, no decorrer desta semana, ao pagamento das primeiras quantias das bolsas de estudo e do apoio ao pagamento de propinas.

Neste ano letivo, foram abrangidos 150 estudantes pelas bolsas de estudo, que serão pagas em quatro tranches. Em 2021, já foram processados 206 mil euros, respeitantes às primeiras duas tranches e, no próximo ano, serão pagas as outras duas no valor de 687,50 euros cada. Assim sendo, no final do presente ano letivo, o valor total do apoio concedido ascenderá aos 412 mil euros.

Quanto ao apoio ao pagamento de propinas, foram contemplados 575 estudantes, tendo sido despendido 133 mil euros, o que perfaz 232 euros por cada estudante.

Para Artur Lima, estes apoios representam um “investimento estrutural no combate à pobreza”, na “valorização da formação académica como meio de mobilidade social” e no “respeito pelo primado da família”.

“Esta é a prova de que este é um Governo humanista e com sensibilidade social”, salientou.

Segundo o governante, “para este Governo o mérito conta” e a “igualdade de oportunidades é um princípio fundamental de justiça social”.

O Programa de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa apoiar os estudantes do ensino superior, em situação de dificuldade ou carência económica, sendo que, anualmente, é estabelecido o número de bolsas a atribuir.

O Programa de Apoio ao Pagamento de Propinas a Estudantes do Ensino Superior tem o intuito de apoiar o pagamento de propinas aos estudantes do ensino superior através de concessão de um apoio, anual, equivalente a um terço do valor máximo da propina no ensino superior público, destinando-se tanto às famílias mais vulneráveis socialmente, como às famílias de classe média.

© Governo dos Açores | Fotos: VP

Partilhar