21 de Dezembro 2021 - Publicado há 850 dias, 4 horas e 8 minutos
Governo dos Açores aposta na requalificação da zona envolvente ao Porto de Pescas de São Mateus
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional do Mar e Pescas

A Secretaria Regional do Mar e das Pescas pretende iniciar, em 2022, o processo para a requalificação da zona envolvente ao Porto de Pescas de São Mateus, na ilha Terceira, precisamente a zona de parqueamento das embarcações de pesca e a construção de novas instalações de apoio ao setor piscatório.

O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, que visitou esta tarde o local, garantiu que, “no que se refere às instalações de apoio”, no próximo ano poderá dar-se “os primeiros passos para a sua concretização, particularmente na conceção do projeto”.

De acordo com o governante, o objetivo é “retirar da via pública todo o trabalho que é atualmente feito em termos de preparação e artes de pescas e concentrar num único espaço esses trabalhos, em condições condignas”, assim como disponibilizar “casas de aprestos e outras infraestruturas de apoio”.

Segundo Manuel São João, “São Mateus é a segunda maior comunidade piscatória dos Açores e há que criar condições para que a atividade continue a ser desenvolvida e potenciada”.

O Governo dos Açores adquiriu um terreno para construir este novo espaço, num investimento de cerca de 200 mil euros e cujo estudo preliminar está concluído”, referiu o Secretário Regional, destacando que “todo este processo está a ser articulado com os representantes do setor.

“Como aquele terreno tem uma área considerável, não podemos fazer tudo no próximo ano, temos de fasear e teremos de ver também, de acordo com a comunidade piscatória, quais são os objetivos e que utilização se vai dar à totalidade do terreno”, explicou Manuel São João.

O Secretário Regional do Mar e Pescas esclareceu ainda que existe “um estudo preliminar que tem de ser discutido e têm de ser tomadas decisões de acordo com o próprio setor.”

© Governo dos Açores

Partilhar