10 de Dezembro 2021 - Publicado há 859 dias, 18 horas e 30 minutos
Açores querem ser plataforma para projetos de cooperação internacional, afirma Faria e Castro
location Ponta Delgada

Subsecretário Regional da Presidência

O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, destacou hoje, em Ponta Delgada, a afirmação dos Açores como “uma importante plataforma de concertação ao nível internacional”.

“Este é o rumo que pretendemos seguir: divulgar e congregar, colocando a nossa Região num patamar de excelência para projetos de cooperação internacional”, afirmou o governante na sessão de abertura da 3.ª Reunião da Plataforma para a Concertação entre o FEDER e o FED e outras linhas de financiamento europeu, que decorre, em formato híbrido, no âmbito do projeto estratégico de cooperação Hexagone, ao abrigo do Programa INTERREG MAC.

O titular da pasta das Relações Externas frisou ainda o orgulho do Governo dos Açores em ver a Região “servir de palco para a concertação ao mais elevado nível”, desafiando os parceiros do projeto a um reforço da cooperação.

“Veremos que setores comuns existem para a cooperação entre países e regiões, porque este encontro serve precisamente para criar mais sinergias, bem como para aumentar os laços de cooperação e delinear novas estratégias”, disse o Subsecretário Regional, sublinhando que o diálogo e a troca de impressões entre países europeus e africanos “evidencia claramente o lema da União Europeia - unidos na diversidade”.

Na sua intervenção, e falando a propósito da Macaronésia enquanto pilar da cooperação externa dos Açores, Pedro de Faria e Castro considerou que, “se, por um lado, as relações com algumas regiões estão à partida facilitadas, devido às ligações históricas, linguísticas e de proximidade”, por outro lado deve-se “investir noutros territórios de modo a expandir a capacidade de ação” do arquipélago.

O governante acrescentou ainda que “o Projeto Estratégico Hexagone, no âmbito do INTERREG MAC, tem sido um importante instrumento para o incremento e melhoria das relações com os territórios vizinhos”, considerando o mesmo como “facilitador de outros projetos” e “estruturante para a relação entre os Açores e outros parceiros”.

“Esta dimensão transnacional é de maior importância para os parceiros do projeto e em particular para os Açores, dada a nossa dimensão Atlântica e a nossa posição geoestratégica em pleno centro do Atlântico”, prosseguiu.

O 'Hexagone' é um projeto estratégico aprovado no âmbito do programa de cooperação territorial MAC 2014-2020, que envolve parceiros europeus dos Açores, Madeira e Canárias, e parceiros não europeus de Cabo Verde, Senegal e Mauritânia.

Este projeto tem como objetivos gerais fortalecer a coesão económica e social na União Europeia, aumentando a cooperação entre as regiões europeias e os países não europeus visados por programas de desenvolvimento da União Europeia, e também desenvolver competências que possibilitem a concertação entre o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED)  e outras linhas de financiamento europeu.

© Governo dos Açores | Fotos: SSRP

Partilhar