1 de Dezembro 2021 - Publicado há 876 dias, 12 horas e 12 minutos
Fórum Autonómico tem ajudado a pensar os Açores e a projetar a Região no mundo, valoriza Presidente do Governo
location Vila do Porto

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, destacou na noite de terça-feira, durante o quinto Fórum Autonómico, que este espaço de reflexão coletiva, com os seus “oradores de referência”, tem ajudado a pensar os Açores e a “projetar no mundo” a Região.

O fórum, realizado a propósito das visitas estatutárias, lembrou o governante, tem sido uma “oportunidade de encontro de cidadania com reflexão estratégica sobre um pensamento”, estando “apoiado em oradores de referência” que ajudam, “através do seu conhecimento, a refletir nos Açores o mundo e a projetar no mundo os Açores”.

Na terça-feira, em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, o orador convidado foi o consultor Miguel Rebelo de Sousa, que abordou temáticas em torno da transição digital.

“Santa Maria teve sempre cosmopolitismo e não prescindiu do seu estatuto” de território de centralidade em várias áreas, lembrou José Manuel Bolieiro, para quem é necessário haver uma adaptação aos novos “tempos de transição”, nomeadamente digital.

“Importa, no quadro da atitude, sermos agentes de mudança, e não apenas destinatários conformados à mudança. É este o desafio da modernidade e da conquista do futuro”, acrescentou o Presidente do Governo.

Em Santa Maria, acrescentou, há uma grande “capacidade tecnológica instalada”, nomeadamente em termos de controlo de tráfego aéreo – há poucas semanas a NAV inaugurou na ilha a nova sala de operações do Centro de Controlo Oceânico (CCO), órgão responsável pelo controlo de tráfego aéreo numa área de 5,18 milhões de quilómetros quadrados.

Uma “literacia para a transição digital” revela-se “fundamental para a construção de um pensamento e atitude de uns Açores para o futuro”, continuou o Presidente do Governo, depois de referir a capacidade de Santa Maria em “ganhar o futuro” como exemplo para toda a Região.

“Queremos todas as aportações que venham com este sentido crítico”, desafiou ainda José Manuel Bolieiro, dirigindo-se a Miguel Rebelo de Sousa, que apresentou vários desafios à Região no campo da transição digital.

A “nova economia”, nomeadamente a referente ao espaço, foi também destacada pelo governante, que reiterou a “privilegiada posição geostratégica” dos Açores, e de Santa Maria em concreto, para a implementação de vários projetos nesta área.

“Queremos estar no centro destas opções de modernização, que conectam com a transição digital e o conhecimento científico. A tarefa não é fácil, não pode ficar apenas no nosso domínio. Temos de ter o ‘know how’ e a capacidade empresarial mais musculada ao nível europeu e nacional”, defendeu José Manuel Bolieiro.

O Fórum Autonómico é um espaço de reflexão sobre a autonomia e desafios da mesma em diferentes áreas de intervenção, com impacto direto na sociedade, economia e bem-estar dos cidadãos Açorianos.

O Governo dos Açores termina hoje a visita estatutária à ilha de Santa Maria.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar