26 de Novembro 2021 - Publicado há 874 dias, 5 horas e 56 minutos
Museu de Angra promove ciclo de ateliês de artes decorativas
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura (DRC), através do Museu de Angra do Heroísmo (MAH), promove, amanhã, dia 27 de novembro, pelas 14h00, a realização do ateliê de artes decorativas “Dourar a Talha”, inspirado em peças do acervo do MAH.

A iniciativa, integrada num ciclo formativo que decorrerá durante a época natalícia, em colaboração com o Centro de Artesanato e Design dos Açores, destina-se a um grupo de oito adultos, sendo a formação a cargo da monitora Sílvia Luís, técnica superior de conservação e restauro do MAH.

Nessa ação será explicada o processo de douramento que, através, de aplicação de finíssimas parcelas de folha de ouro, produz um efeito de aparato e sumptuosidade característico da talha dourada barroca.

A 4 de dezembro, serão executados presépios de caixa, semelhantes aos tradicionalmente elaborados nos conventos portugueses, no ateliê “Maquinetas”, também destinado ao público adulto, tendo como monitora a artesã Gabriela Motta Faria.

Finalmente, a 18 de dezembro, terá lugar o ateliê familiar “Silhuetas Natalícias”, para crianças acompanhadas pelos pais, em que serão elaboradas decorações para a árvore de Natal, a partir de modelos dos anos cinquenta do século passado, que tinham por base recortes de figurinos de moda.

A frequência destes ateliês é gratuita, devendo as inscrições ser feitas através do endereço eletrónico: [email protected] ou pelo número de telefone 295 240 800.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

© Governo dos Açores | Fotos: SRCCTD

Partilhar