24 de Novembro 2021 - Publicado há 873 dias, 19 horas e 6 minutos
“Os Açores são cruciais para o desenvolvimento da política externa portuguesa”, lembra Faria e Castro
location Horta

Subsecretário Regional da Presidência

O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, lembrou hoje o papel da Região na política externa de Portugal e a presença em diversas frentes internacionais da Região.

“Os Açores são cruciais para o desenvolvimento da política externa portuguesa, permitindo à Região atuar num panorama político internacional, seja ao nível de relacionamento com outras instituições europeias e internacionais, seja ao nível do desenvolvimento de laços económicos, sociais e culturais em matéria de cooperação externa”, declarou Faria e Castro.

O governante falava na Assembleia Legislativa Regional, na cidade da Horta, na discussão sobre as propostas de Plano e Orçamento da Região para o próximo ano.

“O estreitamento de laços com outras comunidades do Atlântico e a aposta na cooperação interinsular, privilegiando a Macaronésia e outros países a sul, sem esquecer a nossa longa cooperação com as comunidades a norte, sobretudo na Diáspora, enriquece e valoriza o nosso arquipélago, dada a sua centralidade Atlântica”, prosseguiu no seu discurso.

A pertença à União Europeia “e a assunção da ultraperiferia e do regionalismo como mais valias permitem” aos Açores “fazer parte de um projeto europeu que se concretiza em toda a sua plenitude numa União assente em valores como a solidariedade, a cooperação, o multiculturalismo e o respeito pela diversidade”.

“É esse projeto supranacional, com alicerces a nível local, que permite aos Açores fazerem parte de uma voz comunitária, seja junto do Parlamento Europeu, do Conselho ou da Comissão Europeia, sendo certo que o Governo Regional dos Açores pugnará sempre pela defesa dos interesses da Região, e em respeito pelo princípio da subsidiariedade”, disse.

Para 2022, a ação do XIII Governo Regional “passará necessariamente por uma forte presença junto das instituições europeias e internacionais, mas também recebendo e concretizando eventos na Região”.

“A semana que passou deixou-nos um bom exemplo do dinamismo que este Governo pretende incrementar nas nossas relações externas, com o excelente resultado obtido na reunião de encerramento da Presidência Açoriana da Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas e com o debate promovido no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa. Pretendemos valorizar ações de cidadania europeia, que até ao momento se encontraram condicionadas ao nível dos encontros presenciais por força da pandemia, sendo nosso ensejo desenvolver iniciativas para os jovens Açorianos e repercutir nestes os valores de uma União Europeia democrática, solidária e unida na diversidade”, prosseguiu Pedro de Faria e Castr.

No campo da comunicação social, o governante lembrou que os órgãos privados exercem “uma missão de inquestionável interesse público nos Açores”, pelo que “a sua recuperação económica e competitividade são condições prévias a um ambiente mediático saudável, independente e plural”.

O serviço público de rádio e televisão nos Açores e a cobertura informativa a cargo da agência de notícias pública, a Lusa, “justificam o financiamento de ações formativas e outros eventos que promovam a atualização de competências profissionais dos colaboradores” das empresas ao serviço nos Açores, sublinhou.

Esta é uma estratégia que visa “promover a cultura dos Açores e divulgar informação sobre a vida social, política, económica e desportiva, de todas as ilhas e por todas as ilhas, contribuindo para a construção da Região e para a consolidação da unidade dos Açores”, frisou o Subsecretário Regional da Presidência.

“Desenvolver a imagem do Governo dos Açores, designadamente através do Portal do Governo dos Açores, compatibilizando-a com as boas práticas de gestão da informação e de relacionamento digital, desenvolvendo os modelos de geração de formulários online e o modo de comunicação dos cidadãos, das instituições e das empresas com o Governo”, é outra das prioridades para 2022, prosseguiu.

Nota relacionada: Intervenção do Subsecretário Regional da Presidência

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar