24 de Novembro 2021 - Publicado há 855 dias, 2 horas e 15 minutos
Governo Regional conseguiu aproximar Açorianos com a Tarifa Açores, relembra Mário Mota Borges
location Horta

Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia

O Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges, lembrou hoje, na discussão sobre o Plano e Orçamento para 2022, a implementação da Tarifa Açores como decisiva para aproximar os Açorianos e alavancar a economia da Região.

“Na linha da ação desenvolvida, é da mais elementar justiça reconhecer o esforço e o mérito deste Governo de ter conseguido aproximar os Açorianos, ao mesmo tempo que alavancava a economia dos Açores, criando e implementando, num curto espaço de tempo, a muito bem-sucedida Tarifa Açores”, sublinhou o governante, falando na Assembleia Legislativa Regional, na cidade da Horta.

“Essa medida perdurará no tempo através do impacte gerado em cada pessoa, no pequeno comércio de cada lugar, vila ou cidade das nossas Ilhas, este ano e seguintes. Mas, apesar do sucesso da Tarifa Açores, outras linhas continuarão a ser prosseguidas nestes domínios”, acrescentou Mário Mota Borges.

O Plano para 2022, nos domínios dos transportes, turismo e energia, áreas tuteladas pelo Secretário Regional, “ajusta a ação deste Governo ao desafiante contexto global da última década e às realidades” destes sectores no arquipélago.

“No domínio dos transportes aéreos e marítimos, o afastamento e dispersão das ilhas do arquipélago, levam a uma incontornável dependência dos Açores do transporte aéreo, no respeitante a passageiros, e do transporte marítimo no que respeita às mercadorias. A ação deste Governo, até aqui, orientou-se no sentido de, mantendo a operacionalidade das infraestruturas e organizações associadas aos transportes, dar passos relevantes para melhorar as condições gerais e, também, debelar conhecidos males herdados”, sinalizou.

Mário Mota Borges lembrou que parte das ações do Executivo “tiveram expressão visível, mas outra não é facilmente notória”.

“Dessas pouco visíveis ao comum cidadão, ressaltam as associadas aos prejuízos acumulados, durante os Governos anteriores, pelas empresas do Setor Público Empresarial Regional que tutelamos. Estamo-nos a reportar aos 350 milhões acumulados pela SATA entre 2010 e 2020, aos 44 milhões acumulados pela Portos dos Açores e dividas à Atlanticoline. Lidar com esta esta situação, melhorando a coesão territorial, tem sido, e continuará a ser, algo desafiante. A determinação para manter rumo entre hábitos instalados e interesses antagónicos tem sido o mote deste Governo”, disse.

A dispersão geográfica das Ilhas, lembrou ainda, obriga a elevados níveis de investimento público numa multiplicidade de infraestruturas, e “exige um enorme esforço de manutenção ou melhoria”.

“São 13 portos comerciais e cinco infraestruturas aéreas à conta da Região. Importa sublinhar que as infraestruturas referidas, nomeadamente a construção, a reposição ou a simples manutenção, são responsáveis por parte significativa dos 182 milhões de euros inscritos no plano para 2022”, prosseguiu.

No que refere à área do turismo, a estratégia do Governo para o setor, a prosseguir em 2022, “orienta-se no sentido de consolidar a Região como um destino de Natureza, de excelência e experiencial, que se diferencie pela sua singularidade e por ser um modelo de turismo sustentável”.

E prosseguiu o Secretário Regional: “Um modelo que valorize o território, os residentes e sua cultura, que qualifique e estimule a distribuição dos fluxos turísticos e, consequentemente, de valor pelas nove ilhas e ao longo de todo o ano. Em 2022, daremos continuidade ao trabalho de recuperação, que este ano nos destacou com um desempenho de excelência no panorama nacional. Fomos a Região que mais cresceu no turismo nos primeiros nove meses deste ano”.

Será ainda recuperado o “tempo perdido em legislaturas anteriores no que respeita” à revisão do Programa de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA), “cuja revisão técnica está concluída desde meados de 2019, mas ficou esquecida pelo anterior executivo”.

“Ultrapassado o contexto pandémico a sua implementação afigura-se para breve”, garantiu Mário Mota Borges.

Já em matéria de energia, os investimentos a realizar em 2022 refletem a promoção da transição energética, preparando o arquipélago “para enfrentar os desafios do futuro”.

Nota relacionada: Intervenção do Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia

© Governo dos Açores | Foto: MM

Partilhar