18 de Novembro 2021 - Publicado há 889 dias, 13 horas e 5 minutos
Secretário Regional da Saúde e Desporto reitera empenho do Governo dos Açores na promoção da literacia em saúde
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Numa mensagem dirigida aos participantes na iniciativa “Domicílios e Carros Livres de Fumo”, por iniciativa da Direção Regional da Prevenção e Combate às Dependências, a propósito do dia europeu do não-fumador, assinalado na quarta-feira, Clélio Meneses defendeu que a literacia em saúde “é essencial para dotar as populações de informação e formação adequadas em termos de comportamentos saudáveis”. 

O governante relevou ainda a importância do contexto familiar na literacia em saúde, que classificou de “decisivo”, já que “através da informação, formação e sensibilização, pode contribuir para evitar a doença”. 

Ainda sobre o fenómeno do tabagismo, Clélio Meneses considerou que é importante que haja a sensibilização de todos “para os riscos deste comportamento”. 

Acompanhado pelo Diretor Regional da Prevenção e Combate às Dependências, Pedro Fins, o Secretário Regional da Saúde e Desporto visitou a equipa multidisciplinar de promoção da saúde do Grupo Giros (CPSB), que desenvolveu em Angra do Heroísmo uma iniciativa de incentivo à cessação tabágica intitulada “Cigarro fora da caixa”, dotada de suporte pedagógico e didático, visando a literacia em saúde, de forma a interagir com público.  

Esta iniciativa constitui uma forma de incentivar fumadores ativos a cessarem o consumo de tabaco, de forma cuidada e programada, de acordo com as boas práticas da Direção Geral da Saúde, no âmbito do Programa tipo de atuação – cessação tabágica e do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável - Cessação Tabágica e Ganho Ponderal. 

© Governo dos Açores | Foto: SRSD

Partilhar