28 de Outubro 2021 - Publicado há 908 dias, 4 horas e 57 minutos
Governo dos Açores empenhado na valorização das questões relativas à Segurança e Saúde no Trabalho
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego

A Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Inspeção Regional do Trabalho (IRT), está determinada na criação de condições que possam contribuir para a valorização e reforço da Segurança e Saúde no Trabalho, sendo esta matéria de eleição nos Açores. 

Neste sentido, e tendo por objetivo dedicar uma atenção muito especial à Segurança e Saúde no trabalho, em colaboração com trabalhadores, empregadores e associações representativas, o Governo dos Açores vai reforçar as ações pedagógicas e preventivas da Inspeção Regional do Trabalho. 

Trata-se de uma das conclusões divulgadas no seminário dedicado às lesões musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho, no âmbito da Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho 2021, que decorreu no NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na Lagoa. 

No evento ficou a garantia que, através de uma contribuição mais robusta, o Governo Regional pretende incentivar uma política de verdadeira responsabilidade social dos empregadores, em prol da dignificação do trabalho, quer a nível dos salários quer no que concerne à qualificação profissional, assim como, fomentar uma forte aposta no que respeita à Segurança e Saúde no Trabalho. 

O Governo dos Açores, entende que uma política de Segurança no Trabalho responsável, competente e adequada, envolvendo todos os agentes do mundo laboral, é fator potenciador de uma maior produtividade, por meio de um trabalho digno.

O seminário dedicado à temática “Locais de trabalho saudáveis: Aliviar a carga 2020-2022”, contou com uma assistência média de 300 pessoas, tendo sido transmitido através do canal youtube do Governo Regional dos Açores. 

A IRT é um serviço público, dotado de autonomia técnica, que tem por missão a promoção da melhoria das condições de trabalho, recorrendo ao aconselhamento e controlo inspetivo do cumprimento das normas relativas às relações de trabalho e das disposições relativas à segurança e saúde no trabalho.  

© Governo dos Açores

Partilhar