26 de Outubro 2021 - Publicado há 906 dias, 5 horas e 13 minutos
Engenheira Agrónoma Ana Soeiro é a convidada do segundo Fórum Autonómico
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

A Engenheira Agrónoma Ana Soeiro é a convidada do segundo Fórum Autonómico, que se realizará na noite de quinta-feira na ilha de São Jorge.

O Fórum Autonómico, cuja primeira edição decorreu na segunda-feira na ilha Graciosa, com o economista Flávio Tiago, é um espaço de reflexão sobre a autonomia e desafios da mesma em diferentes áreas de intervenção, com impacto direto na sociedade, economia e bem-estar dos cidadãos Açorianos.

Ana Soeiro foi representante de Portugal no Comité Europeu das IGPs, das DOPs e das ETGs (1992-2007) e da Agricultura Biológica (1991-2007). Para além disso, desenvolveu o sistema de identificação e qualificação dos produtos tradicionais portugueses em Portugal e junto da Comissão Europeia, sendo responsável direta por cerca de uma centena de registos de IGs na UE, apoiando os produtores na elaboração das especificações, do plano de controlo, na organização interna do agrupamento e no desenvolvimento das suas funções de gestão do nome protegido e da colocação dos produtos no mercado.

A pedido da Comissão Europeia, da OMPI e da EPO já fez missões sobre IGs e sobre o seu controlo em mais de 30 países da Europa, Ásia, África e América do Sul.

Desde 2008, Ana Soeiro trabalha para a Associação QUALIFICA/oriGIn PORTUGAL, da qual é Directora Executiva e onde desenvolveu um sistema de qualificação próprio. É Vice-Presidente para a Europa do Movimento Internacional oriGIn.

Autora e/ou responsável técnica de publicações nacionais e estrangeiras sobre produtos tradicionais e sistemas de qualificação (IGs e outros), do site www.qualificaportugal.pt e da app PTPT Produtos Tradicionais (www.ptpt.pt).

© Governo dos Açores

Partilhar