14 de Outubro 2021 - Publicado há 918 dias, 11 horas e 31 minutos
Duarte Freitas realça revolução tranquila dos programas de emprego e formação no arranque do Ensino Dual Na Região
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego

O Secretário Regional da Juventude, Qualificação e Emprego assinalou hoje, em Ponta Delgada, o arranque do Ensino Dual Açores, dando início a um projeto inovador na área da qualificação profissional que será desenvolvido no âmbito da refundação da Escola Profissional das Capelas, transformando-a no Centro de Qualificação dos Açores.  

“Ao assinalar, neste dia, o início do Ensino Dual Açores, que muita expetativa tem suscitado junto dos Açorianos, o Governo dos Açores concretiza um compromisso assumido”, salientou Duarte Freitas. 

À margem da sessão de abertura do Ensino Dual Açores, na Escola Profissional das Capelas, o governante considerou que com aquele projeto que considerou “inovador e muito abrangente”, mais açorianos têm oportunidade para se formar e atualizar as suas competências”. 

Este projeto-piloto, que implica uma alternância para o formando entre a entidade formadora e as entidades empregadoras, sendo ambas locais de aprendizagem, conta com a cooperação dos parceiros sociais e entidades formadoras, tendo em vista contribuir para o aumento das qualificações profissionais dos Açorianos. 

“Esta parceria com o tecido empresarial trará grandes vantagens para as empresas, pois no final da formação as mesmas irão beneficiar de um trabalhador mais qualificado, capacitado e adaptado ao seu clima organizacional”, assegurou o titular da pasta da Qualificação Profissional e Emprego. 

Segundo avançou, a introdução do ensino dual nos Açores implica, na prática, “a adoção de percursos formativos mais atrativos, permitindo o desenvolvimento da formação profissional, em que parte da carga horária é realizada em contexto de trabalho”. 

“Estamos a falar na promoção de uma abordagem pioneira sobre a formação profissional que irá resultar, certamente, numa mão-de-obra qualificada que nos dias de hoje é cada vez mais determinante para a competitividade das nossas empresas face aos desafios futuros”, concretizou o Secretário Regional. 

Nesta fase de arranque, iniciam-se os cursos de Agente de Geriatria, Técnico de Obra/Condutor de Obra e ainda Técnico de Cozinha/Pastelaria, com 20 formandos cada.  

A par do prosseguimento do Ensino Dual Açores, a Escola Profissional das Capelas vai iniciar, muito em breve, um curso de Serralharia Civil, com 15 formandos, ao abrigo da medida FORM.AÇORES. 

© Governo dos Açores | Fotos: JF

Partilhar