28 de Setembro 2021 - Publicado há 912 dias, 7 horas e 20 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Últimas 24 horas 

Diagnosticados 14 novos casos positivos de covid-19 nos Açores, sendo 13 em São Miguel e um no Faial, resultantes de 903 análises realizadas em laboratórios de referência e uma em laboratório não convencionado.

Em São Miguel há três casos que resultam do rastreio à chegada a viajantes, sendo um residente e dois não residentes. Os restantes casos são em contexto de transmissão comunitária.

No Faial há também um novo caso, no Salão, concelho da Horta, que se liga com outro anterior, resultando daqui uma nova cadeia de transmissão local primária.

Distribuição geográfica 

Nº Casos 

Ilha de São Miguel 

13 

Ponta Delgada 

Santa Bárbara 

Rosto do Cão (São Roque) 

Ponta Delgada (São Sebastião) 

Arrifes 

Ribeira Grande 

Pico da Pedra 

Maia 

Calhetas 

São Brás 

Rabo de Peixe 

Lagoa 

Lagoa (Santa Cruz) 

Ilha do Faial 

Horta 

Salão 

Total Geral 

14 

 

Internamentos:

À data de hoje há sete doentes internados, sendo cinco no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, com um em cuidados intensivos, um no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, em cuidados intensivos, e um no Hospital da Horta, também em cuidados intensivos.

Cadeias de transmissão local: 

Nas últimas 24 horas foi extinta uma cadeia de transmissão local no Faial, mas outra surgiu, mantendo-se ativas no arquipélago oito cadeias, sendo cinco na Terceira, uma no Faial, uma no Pico e uma partilhada entre o Faial e o Pico. Até ao presente foram extintas 245. Em vigilância ativa estão hoje 243 pessoas.

Recuperações: 

Nas últimas 24 horas foram registadas 13 recuperações:

Localização 

Nº. Casos 

Ilha Terceira 

Angra do Heroísmo 

Angra (São Pedro) 

Praia da Vitória 

Biscoitos 

Ilha do Faial 

Horta 

Ribeirinha 

Salão 

Ilha de São Miguel 

Ponta Delgada 

Ginetes 

Ponta Delgada (São Pedro) 

Relva 

Ponta Delgada (São Sebastião) 

Fajã de Baixo 

Candelária 

Lagoa 

Lagoa (Nª Srª do Rosário) 

Total Geral 

13 

 

Situação atual:

Um dos casos anteriormente reportados, na ilha de São Miguel, concelho de Ponta Delgada, cujo teste de despiste ao SARS-CoV-2 produziu resultado positivo, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo considerado caso ativo.  

O arquipélago regista presentemente 122 casos positivos ativos, sendo 98 em São Miguel, 12 no Faial, oito na Terceira e quatro no Pico. 

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.973 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 8.632 pessoas. Faleceram 42, saíram do arquipélago 95 e 82 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se no arquipélago 700.266 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa a doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 20 de setembro, foram vacinadas nos Açores 172.284 pessoas com a primeira dose (72,8 por cento) e 186.398 com a vacinação completa (78,8 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.  

© Governo dos Açores

Partilhar