27 de Setembro 2021 - Publicado há 26 dias, 23 horas e 26 minutos
Governo dos Açores procede à transladação de 16 âncoras para nova reserva arqueológica
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, e em articulação com a Archeocélis e a Portos dos Açores, S. A., vai proceder à transladação de um conjunto de 16 âncoras, nos dias 28 e 29 de setembro, descobertas no âmbito da empreitada de reperfilamento do Cais de Ponta Delgada, que vão criar uma nova Reserva Arqueológica, ao largo do ilhéu de Rosto de Cão.

Durante as operações de dragagem da bacia portuária da cidade, a Direção Regional da Cultura aplicou um conjunto de condicionantes para a proteção do importante e fundamental valor patrimonial daquela zona.

Estima-se que ocorreram cerca de cinquenta naufrágios nos últimos 500 anos, na baía de Ponta Delgada, deixando vestígios da importante herança multicultural que construiu o arquipélago dos Açores.

Para salvaguardar eventuais descobertas, os trabalhos de arqueologia foram desenvolvidos pela empresa Archeocélis, tendo produzido importantes contributos para a história da Região Autónoma.

Os resultados preliminares de toda a intervenção serão apresentados brevemente ao público, em sessão de sensibilização patrimonial, juntamente com a comunidade de Ponta Delgada.

© Governo dos Açores | Fotos: DRaC

Partilhar