27 de Setembro 2021 - Publicado há 913 dias, 7 horas e 6 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Últimas 24 horas  

Diagnosticados sete novos casos positivos de covid-19 nos Açores, sendo seis em São Miguel e um no Faial, resultantes de 331 análises realizadas em laboratórios de referência e uma em laboratório não convencionado.

Em São Miguel há dois no concelho de Ponta Delgada (um no Livramento e um em São Pedro), dois no concelho da Ribeira Grande (um no Pico da Pedra e um na Matriz) e dois no concelho da Lagoa (um no Rosário e outro em Santa Cruz). De todos os novos casos, há um que resulta de análise positiva a um passageiro, não residente, na chegada à ilha. Os restantes casos são em contexto de transmissão comunitária.

No Faial há um novo caso em Pedro Miguel, na Horta, por aferir.

Internamentos:

À data de hoje há seis doentes internados, sendo quatro no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, com um em cuidados intensivos, um no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, em cuidados intensivos, e um no Hospital da Horta, também em cuidados intensivos

Cadeias de transmissão local:  

Nas últimas 24 horas foi extinta uma cadeia de transmissão local na Terceira, estando agora ativas no arquipélago oito cadeias, sendo cinco na Terceira, uma no Faial, uma no Pico e uma partilhada entre o Faial e o Pico. Até ao presente foram extintas 245.  Em vigilância ativa estão hoje 243 pessoas.

Recuperações:  

Nas últimas 24 horas foram registadas oito recuperações, sendo uma na Terceira, na freguesia de São Sebastião, do concelho de Angra do Heroísmo , e sete no Faial (cinco na Ribeirinha, uma em Pedro Miguel e uma nas Angústias).

Situação atual:

O arquipélago regista presentemente 122 casos positivos ativos, sendo 94 em São Miguel, 14 no Faial, 10 na Terceira e quatro no Pico.  

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.959 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 8.619 pessoas. Faleceram 42, saíram do arquipélago 95 e 81 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se no arquipélago 699.363 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa a doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 20 de setembro, foram vacinadas nos Açores 172.284 pessoas com a primeira dose (72,8 por cento) e 186.398 com vacinação completa (78,8 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.   

© Governo dos Açores

Partilhar