24 de Setembro 2021 - Publicado há 938 dias, 8 horas e 17 minutos
Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital promove exposição “Quatro Quatro” no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, promove, a partir deste sábado, 25 de setembro, pelas 16h00, a realização da terceira fase da exposição “Quatro Quatro”, com os artistas Miguel Costa, João Deck, Augusto Rocha e Frank Malachi, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

O projeto expositivo de continuidade, que pretende mapear a comunidade artística residente nos Açores, com especial incidência em São Miguel, apresenta os trabalhos desenvolvidos de forma cumulativa pelos 12 artistas envolvidos desde a primeira fase. 

Nesse âmbito, o Arquipélago abre os espaços das células como espaços de criação, experimentação, residência e exposição e, novamente, os quatro artistas anteriores convidaram os quatro artistas seguintes, tendo em conta as práticas múltiplas e gerações diversas. 

Dessa forma, Miguel Costa (3.ª fase) foi convidado por Miguel Cipriano (2.ª fase), João Deck (3.ª fase) foi convidado por Nina Medeiros (2.ª fase), Augusto Rocha (3.ª fase) foi convidado por Sara Massa (2.ª fase) e Frank Malachi (3.ª fase) veio a convite de Mariana Sales Teixeira (2.ª fase), sendo que na primeira fase estiveram envolvidos Gregory Le Lay, Susana Aleixo Lopes, Paula Mota e Xavier Ramos.

A construção desta exposição, com projeto coordenado por Diogo Aguiar, pretende ganhar contornos artísticos e relacionais, perspetivando-se, como objetivo, a participação de 20 artistas.

Augusto Rocha, natural de Vila Franca do Campo, São Miguel, onde nasceu em 1993, é licenciado em Design e Animação Multimédia. Durante o secundário, ilustrou várias crónicas para o “Pensar (Em) Português”, do jornal Açoriano Oriental. 

Participou na revista O Gorgulho, com ilustrações de cariz satírico-social e desenvolveu uma curta-metragem que obteve menção honrosa no 3in1 Film Fest. Atualmente está a concluir mestrado em Ilustração e Animação e a realizar um projeto de curta-metragem de animação 2D sobre a ilha de São Miguel.

Frank Malachi (Francisco Malaquias) nasceu em Ponta Delgada, em 1993. Concluiu estudos em Produção Artística, na especialização de Realização Plástica do Espetáculo, na Escola Artística António Arroio, em Lisboa. Em 2014, Frank ingressou na Central Saint Martins, University of Arts London, onde se licenciou em Performance Design and Practice. 

Em 2019, Frank iniciou o Mestrado em Songwriting no Institute of Contemporary Music Performance. Atualmente o artista reside em Londres, Reino Unido, onde mantém a sua atividade artística.

Miguel Costa nasceu em Ponta Delgada, em 1986, tendo-se mudado para Lisboa onde estudou Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), e encontra-se ligado à produção musical com foco em pós-produção de áudio.

João Decq nasceu em Almada, em 1975, é licenciado em Comunicação Visual, com especialidade em Ilustração, meios de impressão tradicionais, pela University of Central England, em Birmingham, Inglaterra (2002), lecionou na Escola Superior de Artes e Design – Instituto Politécnico de Leiria, em Caldas da Rainha, e vive presentemente entre Lisboa e São Miguel, onde desenvolve a sua atividade plástica e gráfica. Expõe regularmente a sua obra, a nível nacional e internacional.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

© Governo dos Açores | Fotos: DRaC

Partilhar