24 de Setembro 2021 - Publicado há 942 dias, 8 horas e 19 minutos
Secretaria Regional do Mar e Pescas promove ação de limpeza subaquática do Porto da Horta e do Monte da Guia
location Horta

Secretaria Regional do Mar e Pescas

A Secretaria Regional do Mar e Pescas, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, coordena e organiza a 2.ª edição do evento de limpeza costeira e subaquática, que decorre amanhã, na Horta, na Zona Especial de Conservação (ZEC) do Monte da Guia e no Porto Comercial da Horta.

Esta iniciativa, levada a cabo no âmbito do Projeto LIFE-IP Azores Natura, enquadra-se na campanha Açores Entre Mares/“Lixo Zero no Mar dos Açores”, em colaboração com o projeto OCEANLIT, e integra os eventos com o carimbo do “Dia Europeu do Mar”.

Na primeira edição do evento estiveram envolvidas na organização 18 entidades e 54 voluntários, que procederam à limpeza do fundo do mar, tendo sido recolhidos e triados 150 kg de lixo na costa da baía de Entre Montes, cerca de 160 kg de lixo dos fundos da baía de Porto Pim e cerca de 1300 kg no Porto da Horta.

Este ano, o evento decorrerá em estreita colaboração com os vários os parceiros envolvidos, nomeadamente a Autoridade Marítima Nacional, Portos dos Açores, Câmara Municipal da Horta, Parque Natural de Ilha do Faial, Lotaçor, OMA, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Faial, Norberto Diver, Flying Sharks, SeaExpert, Dive Azores, Central Sub, Haliotis, IMAR, OKEANOS, No more plastic bags in Azores, Peter Café Sport, Azorica, Azores Experiences e Clube Naval da Horta.

A iniciativa conta ainda com o contributo de 49 voluntários, entre mergulhadores, apneístas e equipas de apoio/ limpeza em terra.

© Governo dos Açores

Partilhar