22 de Setembro 2021 - Publicado há 918 dias, 23 horas e 59 minutos
Semana Europeia do Desporto nos Açores deve ser uma semana inclusiva, defende Clélio Meneses
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

O Secretário Regional da Saúde e Desporto presidiu hoje em Angra do Heroísmo, à apresentação oficial da Semana Europeia do Desporto nos Açores, onde reiterou que, “no pressuposto do desporto para todos, verdadeiramente para todos, pretende-se que esta seja uma semana inclusiva”.

Por analogia com o cenário envolvente, tendo em conta que a apresentação do programa decorreu na Casa do Regalo, no Monte Brasil, Clélio Meneses apontou a estratégia de capacitação e potenciação das condições naturais das ilhas como objetivos da autonomia.

“Através desta Semana Europeia do Desporto, pela sua dimensão, pelo seu sucesso, estamos a potenciar capacidades da nossa natureza, das nossas circunstâncias e em termos humanos”, sublinhou.

Segundo o governante, a Semana Europeia do Desporto pretende “promover a prática desportiva de forma regular e a atividade física de forma cada vez mais intensa, através de hábitos de vida saudável e do bem-estar físico e mental”.

“A saúde mental é uma área que tem muita relevância, como consequência da atividade física”, disse o Secretário Regional, apelando aos açorianos que aproveitem as atividades da Semana Europeia do Desporto, uma vez que “em tempos de pandemia, isto é ainda mais intenso e necessário para recuperarmos o tempo em que a atividade física foi posta em causa”.

Presente na iniciativa esteve também o Diretor Regional do Desporto, que reforçou a ideia do Secretário Regional e acrescentou que “esta é uma oportunidade de fazer a retoma” motivada pela pandemia.

“É importante mostrar a importância da atividade física na vida das pessoas e estamos a fazê-lo à dimensão europeia, em paralelo com os outros Estados membros”, acrescentou Luís Carlos Couto.

A Semana Europeia do Desporto decorre de 23 a 30 de setembro e abrange todas as ilhas do arquipélago. O evento entra agora na VII Edição e regista nos Açores 95 atividades, congregando várias entidades e cerca de nove mil participantes.

Tal como no resto da europa, o evento é estruturado em torno de temas centrais, tais como a abertura Oficial, no dia 23; o Dia Europeu do Desporto na Escola, no dia 24; o Dia do Professor de Educação Física e atividades de outdoor viradas para o desporto náutico no dia 25; Desporto Inclusivo – Inclusão Social no e através do Desporto a 27, Desporto Sénior a 28, Desporto no Trabalho no dia 29 e o Encerramento II Fórum Nacional do Desporto para Todos, no dia 30 de setembro.

© Governo dos Açores

Partilhar