16 de Setembro 2021 - Publicado há 38 dias e 52 minutos
Mostra “Expostos: uma perspetiva oitocentista” na Biblioteca Pública de Ponta Delgada
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura (DRC), através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (BPARPD) promove, a partir do dia 20 de setembro, a realização da mostra documental “Expostos: uma perspetiva oitocentista”.

Os expostos ou enjeitados eram crianças recém-nascidas abandonadas em lugares públicos ou privados, criadas pela caridade pública, cujas causas do abandono, definitivo ou temporário, passavam, essencialmente, pela miséria e pela ilegitimidade.

Não sendo um fenómeno exclusivo do século XIX, o seu estudo é incontornável na abordagem histórico-social desse período, tendo a BPARPD reunido documentos provenientes de vários fundos deste Arquivo Regional, que testemunham essa realidade do abandono infantil, um flagelo social oitocentista, que traçam o percurso de vida destas crianças até à idade adulta.

A seleção da documentação realizada por esta instituição materializou-se em atas da Junta Geral de Ponta Delgada, registos de batismo de expostos, livros de registo de expostos, autos de assoldamento ou emancipação de expostos, guias de crianças abandonadas e livros de registos de crianças abandonadas entregues às mães.

A mostra documental estará patente ao público até dia 20 de novembro.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores no seguinte eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

© Governo dos Açores | Fotos: DRaC

Partilhar