8 de Setembro 2021 - Publicado há 932 dias, 5 horas e 21 minutos
Susete Amaro visita Eastern North Atlantic, na ilha Graciosa
location Santa Cruz da Graciosa

Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital

A Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, visitou hoje a Eastern North Atlantic, Graciosa Island ARM Facility, na ilha Graciosa.

Trata-se de uma das três estruturas fixas, com caráter permanente, integrantes do projeto de âmbito internacional do gabinete de Ciência do Departamento de Energia dos Estados Unidos da América, visando o estudo de parâmetros relevantes para a melhoria da modelação climática em diferentes enquadramentos geográficos.

Susete Amaro foi recebida pelo Professor Eduardo Brito de Azevedo, docente da Universidade dos Açores e gestor daquela estrutura na ilha Graciosa, aproveitando a ocasião para se inteirar dos benefícios para a “ilha branca”, designadamente, através da criação e emprego e consumo direto que gera, mas também pela rotação de técnicos dos vários equipamentos que a integram.

A Secretária Regional tomou consciência das enormes potencialidades que os dados recolhidos, nesta estação tem nos mais diversos domínios da Região, como na agricultura entre outros.

Para lá da estação na ilha Graciosa, funcionam atualmente estruturas deste tipo em Lamont, no Oklahoma (Estados Unidos), e em Barrow, no Alaska.

© Governo dos Açores | Fotos: SRCCTD

Partilhar