2 de Setembro 2021 - Publicado há 959 dias, 21 horas e 38 minutos
José Manuel Bolieiro enaltece reunião “histórica” tida com Governo de Portugal 
location Lisboa

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou hoje a reunião “histórica” tida entre o Executivo arquipelágico e o Governo da República, momento em que se debateram diversos temas e se “estabeleceram agendas” que vão potenciar o desenvolvimento dos Açores e de todo o país.

A reunião tida em Lisboa foi importante, sublinhou o governante, para “calendarizar soluções” de resposta a vários temas, tendo José Manuel Bolieiro lembrado que, “desde a primeira hora”, existe um “relacionamento institucional impecável, cooperante e com sentido de responsabilidade” entre os dois governos.

O Presidente do Governo reiterou o “potencial” dos Açores para o avanço científico em áreas como o espaço e o mar, e elencou algumas matérias abordadas na reunião: a “importância estratégica” da Universidade dos Açores, e a assinatura de um contrato até novembro de financiamento à instituição, foi elemento destacado por José Manuel Bolieiro.

Matérias orçamentais, referentes à descontaminação de solos na ilha Terceira ou em torno de transferências do Estado em matéria de Segurança Social foram outros dos temas abordados na reunião entre os dois executivos.

“Calendarizámos soluções e clarificações”, vincou José Manuel Bolieiro.

Já no que refere ao “princípio de continuidade territorial”, o Presidente do Governo sublinhou o que diz ser a “contínua solidariedade do Estado”, e espera que esta se mantenha na “definição” da solução de responsabilidade quanto às obrigações de serviço público aéreo de passageiros.

“Renovo o nosso agradecimento e a expetativa de podermos então continuar este encontro, neste figurino, no território da Região Autónoma dos Açores”, acrescentou no final José Manuel Bolieiro, dirigindo-se ao Primeiro-Ministro.

Diversos membros do Governo Regional dos Açores, incluindo o Presidente, José Manuel Bolieiro, e o Vice-Presidente, Artur Lima, reuniram-se hoje em Lisboa com vários elementos do Governo da República, desde logo o Primeiro-Ministro, António Costa.

A comitiva Açoriana integrou ainda os Secretários das Finanças, Planeamento e Administração Pública (Joaquim Bastos e Silva), da Agricultura e Desenvolvimento Rural (António Ventura), do Mar e Pescas (Manuel São João), da Cultura, Ciência e Transição Digital (Susete Amaro), do Ambiente e Alterações Climáticas (Alonso Miguel) e dos Transportes, Turismo e Energia (Mário Mota Borges).

No final do encontro, foi assinado o contrato de financiamento previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para os Açores.

© Governo dos Açores | Fotos: Paulo Vaz Henriques

Partilhar