29 de Julho 2021 - Publicado há 994 dias, 1 horas e 48 minutos
Presidente do Governo enaltece trabalho das Forças Armadas nos Açores
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje em audiência o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, tendo demonstrado ao responsável o reconhecimento da Região pelo papel desempenhado por estes profissionais.

“A primeira palavra não pode ser senão a do reconhecimento por toda a disponibilidade, presença e cooperação que ao longo dos anos as Forças Armadas deram aos Açores e aos Açorianos”, disse José Manuel Bolieiro, no final da reunião tida no Palácio de Sant’Ana.

Quanto ao “histórico”, o Presidente do Governo deixou “palavras de gratidão” por todos os serviços prestados, sendo que ficaram hoje declarados “um conjunto de expetativas” para o futuro, em projetos de várias áreas.

Processos de melhorias tecnológicas e de avanços nas capacidades de comando e controlo do Comando Operacional dos Açores foram alguns dos comprometimentos que o governante enalteceu aos jornalistas.

A colaboração com o Serviço Regional de Saúde, nomeadamente na evacuação de doentes, foi também valorizada e enaltecida pelo Presidente do Governo.

José Manuel Bolieiro e o Almirante Silva Ribeiro visitaram depois a Bateria do Pico da Castanheira, caracterizada por um complexo fortificado subterrâneo.

O espaço, um “verdadeiro núcleo museológico” dos Açores e de Portugal no ramo da Defesa, merece, com “junção de forças e meios”, uma “solução que resgate” a sua “riqueza”.

A valorização do conhecimento e o seu potencial como elemento turístico são algumas das possibilidades que José Manuel Bolieiro antevê para a Bateria.

“Estou disponível para tudo para valorizar o património de Portugal, dos Açores, e da história militar e da Defesa”, concretizou.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar