26 de Julho 2021 - Publicado há 999 dias, 4 horas e 51 minutos
“A nossa diáspora é um orgulho para os Açores”, diz Presidente do Governo
location Ribeira Grande

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, sublinhou no domingo que a diáspora Açoriana é um orgulho para a Região pela forma como se afirmou nos seus países de acolhimento e em áreas como a política, economia ou cultura.

“A nossa diáspora é um orgulho para os Açores, não só porque daqui partiram, mas porque se afirmaram com sucesso nos seus países de acolhimento”, destacou o governante.

José Manuel Bolieiro falava na inauguração do Memorial ao Soldado Emigrante, que teve lugar na Praça do Emigrante, na cidade da Ribeira Grande.

O Presidente do Governo deixou uma “felicitação às comunidades emigradas”, lembrando que estas “dão contributos para o desenvolvimento dos seus países de acolhimento”, numa altura em que os Açores são mais “território de acolhimento”.

O governante deixou ainda uma mensagem para toda a descendência Açoriana, pedindo que “continuem a olhar os Açores com coração, com alma, com saudade, com vontade de visitar e investir” na Região.

O trabalho da Associação dos Emigrantes Açorianos foi também enaltecido na sessão por José Manuel Bolieiro.

Em 2021 evoca-se o centenário do regresso dos soldados tombados nos campos do Norte de França, Bélgica e em outros teatros da I Guerra Mundial.

O Memorial ao Soldado Emigrante, agora inaugurado, servirá para lembrar todos os emigrantes portugueses que morreram ao serviço das forças militares dos países de acolhimento, como os EUA, Canadá ou Brasil.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar