23 de Julho 2021 - Publicado há 998 dias, 5 horas e 30 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 71 novos casos positivos de covid-19, sendo um na Graciosa, um em São Jorge, dois nas Flores, cinco no Pico, 30 na Terceira e 32 em São Miguel, decorrentes de 2.406 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

Na Graciosa foi diagnosticado um novo caso positivo, em Santa Cruz, no âmbito de atividade laboral, ainda por aferir.

Em São Jorge foi diagnosticado um novo caso, em Velas, por sintomatologia.

Nas Flores há dois novos casos, um relativo a um viajante, não residente, na Fajãzinha, concelho das Lajes, com rastreio positivo ao 6.º dia. Um outro caso positivo, em Santa Cruz, originou uma cadeia de transmissão local primária, partilhada entre Santa Cruz das Flores e a Madalena do Pico.

No Pico, dois novos casos positivos agora diagnosticados integram cadeia de transmissão local primária anterior, no concelho das Lajes. Um dos novos casos originou nova cadeia de transmissão local primária também no concelho das Lajes. Dois casos, referem-se a dois viajantes, um não residente, com rastreio à chegada e outro residente, com rastreio positivo ao 6.º dia, respetivamente na Madalena e em São Roque.

Na Terceira, quatro dos novos casos referem-se a viajantes com análise positiva ao 6.º dia, sendo um não residente e três residentes. Os restantes casos integram as cadeias ativas. Assim, no concelho de Angra do Heroísmo há 16 novos casos e no concelho da Praia da Vitória foram registados 14 novos casos.

Em São Miguel, dois dos novos casos correspondem a outros tantos viajantes, um não residente com análise positiva à chegada e outro, residente, com análise positiva ao 6º dia. Assim, no concelho da Lagoa há um novo caso, no concelho de Ponta Delgada foram registados 18 novos casos e no concelho da Ribeira Grande há 13 novos casos. (Conferir o quadro de positivos para todo o arquipélago no Anexo 1).

Também nas últimas 24 horas foram registadas 19 recuperações (Conferir o quadro de recuperações para todo o arquipélago no Anexo 2).

À data de hoje estão internados 17 doentes, sendo 12 no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (com um em UCI), quatro no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo (dois dos quais evacuados das Manadas da ilha de São Jorge) e um no Hospital da Horta.

Um dos casos reportados anteriormente, na freguesia de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo considerado caso ativo.

O arquipélago conta presentemente com 495 casos positivos ativos, sendo 308 em São Miguel, 151 na Terceira, 13 no Pico, oito em São Jorge, seis no Faial, sete nas Flores e dois na Graciosa. Estão agora ativas no arquipélago 11 cadeias de transmissão local primária, sendo seis na Terceira, uma em São Jorge, uma no Faial, uma no Pico, uma Pico/Flores e uma São Miguel/Flores. Até ao presente foram extintas 209 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 742 pessoas.  

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.233 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.556 pessoas. Faleceram 35, saíram do arquipélago 85 e 62 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 623.548 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19. 

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 8 de julho corrente, foram administradas nos Açores 250.705 doses de vacinas contra a covid-19, havendo 129.190 pessoas com, pelo menos, uma dose (53,21% da população) e 121.515 pessoas com vacinação completa (50,05%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

 Anexo 1 

TOTAL POSITIVOS         

Distribuição geográfica 

Nº Casos 

Ilha da Graciosa 

Santa Cruz da Graciosa 

Santa Cruz da Graciosa 

Ilha das Flores  

Lajes das Flores 

Fajãzinha 

Santa Cruz das Flores 

Santa Cruz das Flores 

Ilha de São Jorge  

Velas 

Velas (São Jorge) 

Ilha de São Miguel 

32 

Lagoa 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

Ponta Delgada 

18 

Ajuda da Bretanha 

Arrifes 

Fajã de Cima 

Fenais da Luz 

Ponta Delgada (São José) 

Rosto do Cão (São Roque) 

Santa Bárbara 

Ribeira Grande 

13 

Calhetas 

Maia 

Rabo de Peixe 

Ribeira Seca 

Ilha do Pico  

Lajes do Pico 

Lajes Do Pico 

Madalena 

Madalena 

São Roque do Pico 

São Roque Do Pico 

Ilha Terceira 

30 

Angra do Heroísmo 

16 

Angra (Nossa Senhora da Conceição) 

Angra (Santa Luzia) 

Angra (São Pedro) 

Posto Santo 

São Bartolomeu de Regatos 

São Bento 

São Mateus da Calheta 

Terra Chã 

Vila de São Sebastião 

Praia da Vitória 

14 

Agualva 

Cabo da Praia 

Fonte do Bastardo 

Fontinhas 

Lajes 

Porto Martins 

São Brás 

Vila Nova 

Total Geral 

71 

Anexo 2

 RECUPERAÇÕES          

Localização 

N.ª de Casos 

Ilha de São Miguel 

12 

Ribeira Grande 

Rabo de Peixe 

Santa Bárbara 

Calhetas 

Ponta Delgada 

Capelas 

Fajã de Baixo 

Lagoa 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

Lagoa (Santa Cruz) 

Cabouco  

Vila Franca do Campo 

Água de Alto 

Vila Franca do Campo (São Miguel) 

Ilha do Faial 

Horta 

Horta (Angústias) 

Ilha das Flores  

Lajes das Flores 

Fajã Grande 

Ilha do Pico  

Madalena 

Madalena 

São Mateus 

Total Geral 

19 

© Governo dos Açores

Partilhar