5 de Julho 2021 - Publicado há 1018 dias, 15 horas e 6 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 30 novos casos positivos de covid-19, sendo um no Pico, três na Terceira e 26 em São Miguel, resultantes de 1.015 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

No Pico, foi diagnosticado agora um novo caso na Madalena, originando uma nova cadeia de transmissão na ilha. Na Terceira, foram diagnosticados dois casos no concelho de Angra do Heroísmo (um em Santa Luzia e outro na Sé) e um caso no concelho da Praia da Vitória, na freguesia do Cabo da Praia. Os casos diagnosticados referem-se a um viajante, não residente, com análise positiva no rastreio à chegada, e a outros dois viajantes, residentes, com análise positiva no rastreio de 6.º dia, resultante de viagem interilhas entre São Miguel e a Terceira.

Em São Miguel, há um novo caso que resulta de viagem ao exterior do arquipélago, de um viajante, residente, com análise positiva à chegada. Os restantes são em contexto de transmissão comunitária. Assim, no concelho da Ribeira Grande há 10 novos casos (quatro em Rabo de Peixe, dois na Conceição um no Pico da Pedra, um na Matriz um na Ribeirinha e um na Ribeira Seca). No concelho de Ponta Delgada há seis novos casos (três nos Arrifes, dois na Covoada e um em São Pedro). No concelho da Lagoa há sete novos casos (cinco em Água de Pau, um no Rosário e um na Ribeira Chã). No concelho de Vila Franca do Campo há três novos casos em Água de Alto.

No decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que um caso positivo, detetado no âmbito de rastreio ao 6.º dia, por deslocação interilhas PDL/TER, inicialmente alocado ao respetivo concelho de residência, nomeadamente Ponta Delgada – Fajã de Cima, encontra-se efetivamente a cumprir isolamento na ilha Terceira, concelho da Praia da Vitória - freguesia do Porto Martins, pelo que os dados plasmados no quadro em anexo, espelham a referida alteração.

Também nas últimas 24 horas foram registadas 33 recuperações (ver quadro em anexo) e à data de hoje estão internados oito doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, um dos quais em UCI.

O arquipélago conta presentemente com 309 casos positivos ativos, sendo 294 em São Miguel, cinco no Faial, cinco na Terceira, dois na Graciosa, dois no Pico e um em Santa Maria. Estão ativas no Faial duas cadeias de transmissão local primária, uma na freguesia da Praia do Norte e outra em Castelo Branco, concelho da Horta, e outra Madalena da ilha do Pico Até ao presente foram extintas 203 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 2.069 pessoas. 

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.488 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.007 pessoas. Faleceram 33, saíram do arquipélago 83 e 56 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 582.096 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19.

 Desde 31 de dezembro de 2020 e até 30 de junho passado, foram administradas nos Açores 224.012 doses de vacinas contra a covid-19, havendo 124.738 pessoas com, pelo menos, uma dose (51,4% da população) e 99.274 pessoas com vacinação completa (40,9%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.   

RECUPERAÇÕES:

 Distribuição Geográfica 

N.ª de Casos 

Ilha de São Miguel 

33 

Ribeira Grande 

14 

Fenais da Ajuda 

Ribeira Grande (Matriz) 

Rabo de Peixe 

Ribeirinha 

Ribeira Grande (Conceição) 

Pico da Pedra 

Ponta Delgada 

Arrifes 

Capelas 

Ponta Delgada (São José) 

Ponta Delgada (São Pedro) 

Ponta Delgada (São Sebastião) 

Lagoa 

11 

Lagoa (Santa Cruz) 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

Água de Pau 

Vila Franca do Campo 

Ponta Garça 

Total Geral 

33 

© Governo dos Açores

Partilhar