18 de Junho 2021 - Publicado há 1042 dias, 5 horas e 30 minutos
Artur Lima formaliza acordo com a APADIF para cumprimento de missão social da entidade
location Horta

Vice-Presidência do Governo Regional

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, assinou hoje, na cidade da Horta, um acordo de cooperação – igualdade de oportunidades com a APADIF, com o objetivo de se prosseguirem os objetivos do Projeto Moviment´Arte desenvolvido por aquela instituição. 

A assinatura deste acordo entre a Vice-Presidência do Governo e a APADIF consistiu na disponibilização de cerca de 25 mil euros para o “desenvolvimento dos vários ateliers/projetos do Projeto Moviment´Arte e para a contratação de pessoal técnico qualificado” que permita à instituição “continuar a cumprir a sua missão social, reconhecida por todos os faialenses e Açorianos”.

Segundo Artur Lima, este projeto, que “abrange diretamente cerca de 35 utentes, dos 17 aos 50 anos”, insere-se numa “lógica de atuação através de projetos diferenciadores e centrados nas necessidades dos utentes portadores de deficiência”, visando a potenciação das suas “competências profissionais, sociais e pessoais”. 

Além disso, contribui ainda para que sejam desmitificados “mitos e preconceitos associados a esta população vulnerável”. 

Durante a sua intervenção, o Vice-Presidente do Governo referiu que “a inclusão social é um dos princípios norteadores das políticas sociais que são prosseguidas pelo XIII Governo Regional dos Açores”.

“Nesta matéria, os nossos objetivos estratégicos são: proteger os direitos sociais mais básicos dos cidadãos mais vulneráveis, enfrentar com responsabilidade todas as situações de exclusão que se verifiquem em contexto comunitário e promover medidas de integração social em cooperação com as instituições e associações”, frisou. 

Para Artur Lima, a “promoção da inclusão social exige uma intervenção participada e em proximidade contínua com as populações”, sendo que “uma intervenção social consequente depende do conhecimento que se tem das necessidades reais da comunidade, daí que seja fulcral a articulação permanente entre a tutela e as instituições que atuam no terreno”. 

© Governo dos Açores | Fotos: VPGR

Partilhar