18 de Junho 2021 - Publicado há 1041 dias, 20 horas e 48 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 30 novos casos positivos de covid-19, sendo um em São Jorge, cinco no Faial e 24 em São Miguel, resultantes de 2.417 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

Em São Jorge há um caso positivo nas Velas, referente a um viajante, residente, com resultado positivo ao 6.º dia, após viagem a São Miguel.

No Faial há cinco novos casos. Um, refere-se a viajante residente na freguesia da Praia do Norte, concelho da Horta, com resultado positivo ao 6.º dia. Os outros quatro resultam do surgimento de uma cadeia de transmissão local primária, também na freguesia da Praia do Norte, concelho da Horta, congregando casos positivos ao 6.º dia, resultantes de viagens ao exterior da região

Em São Miguel, todos os casos são referentes a transmissão comunitária. Assim, o concelho da Ribeira Grande regista seis novos casos (dois em Rabo de Peixe, dois na Conceição e dois na Ribeirinha). No concelho de Vila Franca do Campo há um caso em Água de Alto. No concelho de Ponta Delgada há 10 novos casos (três na Fajã de Baixo, três nos Arrifes, um no Pilar da Bretanha, um em São Pedro, um em São Roque e um na Fajã de Cima). No concelho da Lagoa há sete novos casos (cinco em Água de Pau, um no Cabouco e um na Ribeira Chã).

No decurso da investigação epidemiológica, verificaram-se dois casos positivos inicialmente alocados na freguesia de São Pedro, concelho de Ponta Delgada, sendo que um dos casos se encontra a residir na freguesia da Relva, concelho de Ponta Delgada, correspondendo a um dos casos que hoje é recuperado e o outro caso se encontrava na freguesia de São José do mesmo concelho, correspondendo ao caso que saiu da região, pelo que os dados plasmados no quadro abaixo, refletem essa alteração.

Verificou-se ontem a saída da Região de um caso positivo, cidadão não residente que se encontrava na freguesia de São José, concelho de Ponta Delgada, deixando de contar como caso positivo na Região.

Também nas últimas 24 horas foi registado um total de 19 recuperações (ver quadro em anexo), e à data de hoje estão internados 10 doentes, sete no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e três no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira. Nenhum destes doentes internados está em Unidade de Cuidados Intensivos.

O arquipélago conta presentemente com 311 casos positivos ativos, sendo 292 em São Miguel, 11 na Terceira, sete no Faial e um em São Jorge. Está agora ativa no Faial, uma cadeia de transmissão local primária, na freguesia da Praia do Norte, concelho da Horta, face aos recentes casos positivos ao 6.º dia, resultantes de viagens ao exterior da região.  É a única cadeia de transmissão local ativa no arquipélago, sendo que até ao presente foram extintas 203. Em vigilância ativa estão hoje 1.000 pessoas. 

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.033 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 5.554 pessoas. Faleceram 33, saíram do arquipélago 80 e 55 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se no arquipélago 549.227 análises, para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 14 de junho, foram administradas nos Açores 170.906 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 101.900 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 69.006 pessoas com ambas as doses, no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

RECUPERAÇÕES

Distribuição Geográfica

N.º de Casos

Ilha de São Miguel

18

Ponta Delgada

10

Fajã de Baixo

1

Fenais da Luz

2

Ponta Delgada (São José)

1

Arrifes

1

Ponta Delgada (São Sebastião)

1

Ponta Delgada (São Pedro)

2

Santa Clara

1

Relva

1

Ribeira Grande

8

Maia

1

Pico da Pedra

1

Porto Formoso

1

Rabo de Peixe

1

Ribeira Grande (Conceição)

4

Ilha do Faial

1

Horta

1

Feteira

1

Total Geral

19

© Governo dos Açores

Partilhar