15 de Junho 2021 - Publicado há 1036 dias, 5 horas e 23 minutos
Presidente do Governo reuniu-se com associações de pesca para reforçar cooperação com o setor
location Horta

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reuniu-se na segunda-feira com associações de pesca, a propósito da Semana Blue Azores, para reforçar a cooperação com este setor, fundamental do oceano, para a implementação de 15% das novas reservas marinhas totalmente protegidas do mar da Região.

É objetivo do Governo, indicou José Manuel Bolieiro no final do encontro tido na cidade da Horta, promover um “crescimento económico e o aumento do rendimento dos pescadores e, ao mesmo tempo, preservar e conservar os recursos” marítimos.

Segundo o Presidente do Governo Regional dos Açores só juntando “visões plurais” e abarcando todos os intervenientes é possível dar seguimento ao Programa Blue Azores.

“O mar dos Açores corresponde a 56% do território marítimo de Portugal”, prosseguiu o governante, antes de lembrar que a atividade económica ligada às pescas “é essencial na sustentabilidade social da comunidade, na sustentabilidade económica e também na sustentabilidade ambiental”.

Este foi o primeiro encontro da Semana Blue Azores, uma série de encontros públicos e reuniões de trabalho alargadas, com vista a reforçar o compromisso, apoio e empenho dos Açores nos objetivos a alcançar com este programa e que irão contribuir para a conservação e a utilização sustentável do Mar dos Açores, bem como para a valorização do seu capital natural azul.

Trabalhando em conjunto com a Federação das Pescas dos Açores e associações do setor, o Blue Azores pretende promover soluções de sustentabilidade, nomeadamente a cogestão com a pesca local, procurando diminuir a pressão sobre os recursos, promover a pesca sustentável e a valorização do pescado, e incentivar a participação dos pescadores.

© Governo dos Açores | Foto: MM

Partilhar