11 de Junho 2021 - Publicado há 1048 dias, 14 horas e 53 minutos
Clélio Meneses presidiu à inauguração da Casa do Camponês
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

O Secretário Regional da Saúde e Desporto do Governo Regional dos Açores, Clélio Meneses, presidiu hoje à inauguração da Casa do camponês, um núcleo museológico e quinta pedagógica situado na freguesia do Cabo da Praia, no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira.

O complexo resulta de um investimento de 75 mil euros, com financiamento pela GRATER e apoios da Câmara Municipal da Praia da Vitória e do Governo dos Açores.

A junta de freguesia local justificou a iniciativa, com a necessidade da criação de um espaço de memória da comunidade, que seja também pedagógico.

“É importante celebrar, a par da identidade, aquilo que somos, o que nos torna distintos e o que nos valoriza”, disse o governante na ocasião, aludindo ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, assinalado na quinta-feira, 10 de junho.

O governante relevou a importância do núcleo museológico/quinta pedagógica acabada de inaugurar “como testemunho de celebração da coesão comunitária e identidade” Açoriana.

Clélio Meneses saudou ainda a capacidade revelada de congregar parcerias para a concretização de uma obra que “dignifica os fundos disponibilizados pelas entidades parceiras”, criando um “espaço de convivência e vida saudáveis, como, de resto, preconiza a política da atual Secretaria da Saúde e Desporto, que propõe uma inversão da perspetiva da saúde nos Açores, no sentido de que vale mais prevenir do que curar”.

O Secretário regional da Saúde e Desporto reiterou a “aposta clara na literacia em saúde”, e em programas, por exemplo, de nutrição, nas escolas e em outras áreas da sociedade, bem como em programas de combate a dependências.

Neste âmbito, destacou a iniciativa da criação de um programa interdisciplinar de combate às dependências “no qual as autarquias vão ter também papel essencial”.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar