11 de Junho 2021 - Publicado há 1047 dias, 8 horas e 51 minutos
Museu de Angra ensina a fazer "Caixas de Bom Olhado"
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura (DRC), através do Museu de Angra do Heroísmo (MAH), promove a realização da oficina "Caixas de Bom Olhado”, um ateliê de “encantamento e mezinhas tradicionais”, orientado pela artesã Bianca Mendes.

A atividade, que decorre no âmbito da dinamização da exposição “A Ilha Terceira em Tempos de Peste”, surge em colaboração com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato, e decorrerá no edifício sede do MAH, no sábado, dia 12 de junho, pelas 14h00.

O ateliê vai abordar as crenças e superstições da Ilha Terceira relacionadas com a salvaguarda do lar e serão apresentadas algumas das mezinhas utilizadas na farmacopeia tradicional para curar indisposições e “maleitas” que afetavam a saúde familiar. 

Cada participante terá a oportunidade de aplicar os saberes transmitidos na construção de uma caixa de “bom olhado”, na qual poderá compilar ervas medicinais, amuletos, receitas e orações protetoras.

A sessão inclui uma breve visita à exposição patente na Sala do Capítulo até ao dia 03 de outubro, que dá conta das múltiplas epidemias que afetaram a comunidade terceirense.

A iniciativa, com limite máximo de oito participantes, destina-se a adultos, é gratuita, mas depende de inscrição prévia, através do e-mail [email protected] ou do telefone 295 240 800.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

© Governo dos Açores | Fotos: DRaC

Partilhar