11 de Junho 2021 - Publicado há 1047 dias, 21 horas e 55 minutos
Assembleia do Estado da Califórnia proclama 01 de junho como Dia dos Açores naquele Estado
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

A Assembleia do Estado da Califórnia, na sua sessão plenária tida na quinta-feira, 10 de junho, proclamou, para o futuro, junho como o Mês de Portugal e o dia 1 de junho, em concreto, como o Dia dos Açores naquele Estado norte-americano.

A resolução aprovada traça um retrato histórica da presença de Açorianos no Estado e lembra que, atualmente, há cerca de 350 mil portugueses ou luso-descendentes a residir na Califórnia, sendo que aproximadamente 90% vieram diretamente dos Açores ou têm passado familiar numa das nove ilhas da Região.

O Estado da Califórnia e os Açores firmaram um entendimento, em 2002, que incentiva o desenvolvimento de todas as iniciativas que se revelem adequadas ou necessárias ao aprofundamento da amizade, da cooperação e da entreajuda entre ambos.

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, escreveu já uma carta ao Presidente da Assembleia da Califórnia, Anthony Rendon, mostrando-se, em nome da Região, “profundamente honrado” com a proclamação de 01 de junho como o Dia dos Açores no Estado.

“As afinidades que ligaram os Californianos e os Açorianos ao longo da história são hoje mais fortes, como o espírito desta resolução demonstra”, considera o Presidente do Governo.

A celebração cultural e de formas de vida de ambos os povos são também destacados pelo governante, que deixou também palavras de incentivo à Diáspora, no seguimento de várias iniciativas no mesmo sentido promovidas pelo Vice-Presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, que tutela a área.

© Governo dos Açores

Partilhar