9 de Junho 2021 - Publicado há 1051 dias, 9 horas e 58 minutos
Manuel São João defende melhor distribuição do rendimento da pesca
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Mar e Pescas

O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, garantiu, no Porto da vila de Rabo de Peixe, estar a trabalhar no sentido de se criarem condições para uma “melhor distribuição” do rendimento da pesca.

Manuel São João falava à margem de uma reunião com a Direção da Federação das Pescas dos Açores e com as associações de pescadores de São Miguel.

“É um dos maiores problemas nunca antes resolvidos do setor da pesca em Rabo de Peixe”, salientou o Secretário Regional.

“Estamos a receber todos os contributos, principalmente junto dos pescadores, de forma a debater, analisarmos a justeza das soluções e tentarmos implementá-las”, mencionou ainda Manuel São João.

Nesse sentido, o Secretário Regional do Mar e das Pescas mostrou disponibilidade para ouvir os agentes da pesca na maior ilha Açoriana para tomar medidas que possam melhorar as condições de trabalho e o rendimento dos pescadores.

A vila de Rabo de Peixe, segundo o governante, é uma “grande preocupação” do Governo dos Açores, sendo a “maior comunidade piscatória da Região”.

Quer com as associações representativas do setor quer com a própria Junta de Freguesia, o titular do Mar e das Pescas asseverou que o Executivo Açoriano, em conjunto, quer encontrar as “melhores soluções”.

Quanto ao horário das lotas, uma das grandes preocupações manifestada pelos pescadores daquela vila, Manuel São João admitiu “adequar o serviço e adaptar os horários, se for esta a melhor solução”, mesmo que esta medida “implique custos maiores” para o Governo dos Açores.

© Governo dos Açores | Fotos: SRMP

Partilhar