31 de Maio 2021 - Publicado há 1054 dias, 13 horas e 44 minutos
Governo Regional promove formação ‘online’ sobre reabilitação de edifícios
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), promove nos próximos dias 7 e 8 de junho, uma formação ‘online’ intitulada “Reabilitar e Requalificar um Antigo Sanatório do Caramulo - Dúvidas e Procura de Respostas”.

A ação de formação abrange um caso prático relativo a um edifício da década de 40, do século XX, construído na Vila do Caramulo, concelho de Tondela, no distrito de Viseu, para desempenhar as funções de Sanatório Infantil.

Os objetivos desta formação, dirigida por Raimundo Mendes da Silva, da Universidade de Coimbra, passam por conhecer, recordar e aprofundar estratégias de observação, descrição de edifícios antigos e do seu estado de conservação, incluindo o diagnóstico visual e a definição e discussão de estratégias e técnicas de intervenção, com base num caso prático.

A formação será repartida por dois dias, com uma duração total de oito horas, e enquadra-se nas ações de atualização de competências promovidas no Plano de Divulgação do conhecimento Científico e Tecnológico (PDCCT) programado para 2021, pelo LREC, no âmbito das atribuições de divulgação do conhecimento.

Recorde-se que o edifício em análise, construído em tijolo maciço, que marca profundamente a sua arquitetura e solução estrutural, esteve pensado para ser uma das primeiras obras em betão armado daquele complexo, em que as linhas retas substituiriam os arcos, tão característicos das construções em alvenaria.

A partir de um extenso levantamento gráfico, fotográfico e de vídeo, descobre-se e descreve-se, numa primeira fase, a arquitetura e as soluções construtivas e estruturais.

A ação prossegue com a inspeção visual detalhada, a identificação dos diferentes tipos de anomalias e a sua hierarquização, para as principais, seguindo-se a definição e a discussão das diferentes estratégias e técnicas de intervenção.

© Governo dos Açores

Partilhar