22 de Maio 2021 - Publicado há 1063 dias, 14 horas e 6 minutos
Presidente do Governo enaltece visita de “diálogo, diagnóstico e compromisso” do Ministro da Economia
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, enalteceu hoje a visita de “diálogo, diagnóstico e compromisso” que o Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, fez hoje à Região, tendo na ocasião sido assinado um memorando de entendimento que permitirá aos Açores entrarem no capital social do Banco Português de Fomento.

Os Açores, sublinhou José Manuel Bolieiro, querem ter uma “participação na gestão das linhas de financiamento da entidade”, sempre com a premissa de que existe confiança do Governo Regional “na sociedade Açoriana e no tecido empresarial” do Arquipélago.

O desenvolvimento regional, acrescentou ainda, “não pode prescindir” de uma “relação colaborativa” com o Governo da República e as instâncias europeias, sendo necessário, advoga José Manuel Bolieiro, “potenciar a pedagogia estratégica no contexto europeu” no que diz respeito às Regiões Ultraperiféricas, como os Açores.

“É preciso todos os dias marcar presença e lembrar que somos uma Região Ultraperiférica”, em que é necessária uma “modelação das políticas” comunitárias para assegurar o pleno desenvolvimento da Região.

E concretizou: “Precisamos que o Governo do nosso país permaneça forte na defesa da coesão e continuidade territorial”.

O governante falava numa unidade hoteleira em Ponta Delgada, depois de o Ministro da Economia, Siza Vieira, ter apresentado a empresários e deputados à Assembleia Legislativa alguns dos traços-gerais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o seu impacto nos Açores.

Antes, numa audiência no Palácio de Sant’Ana, o Presidente do Governo declarou querer, com o PRR, “priorizar” verbas para as empresas privadas, e não apenas para o investimento público.

“Queremos fortalecer a capitalização do nosso tecido empresarial para criar robustez para a criação de riqueza que tem emergência e fundamento”, assinalou.

José Manuel Bolieiro e Pedro Siza Vieira visitaram hoje também a nova unidade industrial da empresa Finançor.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar