19 de Maio 2021 - Publicado há 1044 dias, 21 horas e 15 minutos
Governo dos Açores promove a exposição “Profissões do Mar dos Açores” na ALRAA
location Ponta Delgada

Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia

O Governo Regional dos Açores, através da Escola do Mar dos Açores e da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, com a coordenação do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) e o apoio da Direção Regional da Ciência e Transição Digital (DRCTD), promove, até sexta-feira, 21 de maio, a Exposição “Profissões do Mar dos Açores”, no âmbito do Ocean ProTec.Lab, experiência piloto do projeto Erasmus+ MATES.

A exposição está patente ao público no espaço de exibição da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), na cidade da Horta.

A Ocean ProTec.Lab 21 é uma atividade pedagógica de imersão nas profissões do mar dos Açores, sob a forma de Laboratório de Promoção Profissional e Técnica para o uso sustentável do Oceano.

Assim, a mostra “Profissões do Mar dos Açores”, que consiste na 3ª atividade do Ocean ProTec.Lab 21, pretende a criação de um espaço de partilha entre alunos do ensino profissional e os agentes políticos, que propicie a discussão sobre as profissões do mar, que desafie a sua descoberta e a exploração de novas oportunidades de emprego e empreendedorismo para a Economia Azul.

A exibição sucede à atividade “Repórteres do Mar”, realizada entre os dias 26 de abril e 10 de maio, na qual os jovens se lançaram à descoberta das profissões ligadas ao mar, do passado, do presente e as que se desenvolverão no futuro.

Estes repórteres do mar reuniram-se por videoconferência e procederam à escolha da equipa que os irá representar no Parlamento Açoriano, que irá apresentar os resultados das reportagens e das conclusões a que os repórteres do mar chegaram.

O projeto MATES é financiado através do programa Erasmus+, da Comissão Europeia, e tem como objetivo analisar a evolução das tecnologias marítimas na Europa, visando desenvolver-se um plano estratégico para potenciar a competitividade desta indústria, através da adaptação da formação regional disponível.

© Governo dos Açores

Partilhar