14 de Maio 2021 - Publicado há 1070 dias, 6 horas e 23 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 30 novos casos positivos de covid-19, sendo 27 em São Miguel e três na Terceira, resultantes de 2.136 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.  

Na Terceira, dois dos três casos agora diagnosticados, todos no concelho da Praia da Vitória, referem-se a passageiros, não residentes, com análise positiva ao 6.º dia. O outro caso, diagnosticado nas Lajes, é referente a uma nova cadeia de transmissão local primária, agora confirmada. 

Em São Miguel há 22 novos casos no concelho da Ribeira Grande (19 em Rabo de Peixe, e três nas Calhetas), quatro no concelho de Ponta Delgada (dois nas Capelas, um em São Sebastião e um no Livramento) e um no concelho de Vila Franca, na freguesia de São Miguel. 

No mesmo período, oito doentes recuperaram, todos em São Miguel (ver quadro em anexo). Da investigação epidemiológica foi comprovado que dois casos positivos na ilha Terceira, concelho de Angra do Heroísmo, são recuperados de infeção anterior pelo que deixam de ser considerados casos positivos ativos na Região.

À data de hoje estão internados sete doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, com um em cuidados intensivos. Há presentemente 963 pessoas em vigilância ativa.  

A Região conta presentemente com 226 casos positivos ativos, sendo 216 em São Miguel, cinco nas Flores, quatro na Terceira e um Santa Maria.  

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 5.156 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 4.773 pessoas. Faleceram 31, saíram do arquipélago 79 e 47 apresentaram prova de cura anterior. Há duas cadeias de transmissão ativas no arquipélago, uma nas Flores e outra na Terceira. Foram já extintas 201 cadeias.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 13 de maio, foram administradas nos Açores 91.979 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 60.703 pessoas com 15 ou mais anos, com a primeira dose e 31.276 pessoas com ambas as doses, no âmbito do Plano Regional de Vacinação.  

RECUPERAÇÕES: 

Distribuição Geográfica 

N.º de Casos 

Ilha de São Miguel 

8 

Ponta Delgada 

3 

Remédios 

Ponta Delgada (São Pedro) 

Arrifes 

Ribeira Grande 

5 

Rabo de Peixe 

Ribeira Grande (Matriz) 

Total Geral 

8 

© Governo dos Açores

Partilhar