12 de Maio 2021 - Publicado há 1078 dias, 13 horas e 10 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 14 novos casos positivos de covid-19, sendo 13 em São Miguel e um na Terceira, resultantes de 2.129 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

Em São Miguel, 12 dos 13 novos casos foram diagnosticados em contexto de transmissão comunitária e um é referente a análise do 6.º dia, a um viajante residente.

No concelho da Ribeira Grande, foram registados nove novos casos (seis em Rabo de Peixe, um na Ribeira Seca, um na Matriz e um no Pico da Pedra), três foram diagnosticados no concelho de Ponta Delgada (São Sebastião, Capelas e São José) e no concelho da Lagoa há um novo caso (Nossa Senhora do Rosário). Todos estes casos foram diagnosticados em contexto de transmissão comunitária.

Na Terceira há um novo caso no concelho da Praia da Vitória (Lajes), referente a um viajante, residente, com teste positivo ao 6.º dia.

Nos Açores, recuperaram da doença 26 pessoas: 25 em São Miguel, sendo 11 no concelho da Ribeira Grande (quatro nas Calhetas, três no Pico da Pedra, três em Rabo de Peixe, um na Matriz); seis no concelho de Ponta Delgada (dois nos Arrifes, um nas Capelas, um em São Vicente Ferreira, um nos Remédios e um no Livramento); cinco no concelho de Lagoa (quatro em Nossa Senhora do Rosário e um em Água de Pau); dois no concelho de Vila Franca do Campo (ambos em Ponta Garça) e um na Povoação (Furnas). Nas Flores recuperou um doente (Lajes).

Estão internados 11 doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em São Miguel, nenhum em cuidados intensivos. Estão presentemente 916 pessoas em vigilância ativa.

À data de hoje, a Região conta com 200 casos positivos ativos, 185 em São Miguel, oito nas Flores, cinco na Terceira e dois em Santa Maria.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 5.099 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 4.746 pessoas. Faleceram 31, saíram do arquipélago 79 e 43 apresentaram prova de cura anterior. Há uma cadeia ativa, nas Flores e foram já extintas 201 cadeias.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 6 de maio, foram administradas nos Açores 87.077 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 59.347 pessoas com 15 ou mais anos, com a primeira dose e 27.730 pessoas com ambas as doses, no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

© Governo dos Açores

Partilhar