11 de Maio 2021 - Publicado há 1073 dias, 20 horas e 24 minutos
“A construção da defesa é um ato perene em todas as sociedades”, afirma Subsecretário Regional da Presidência
location Angra do Heroísmo

Subsecretário Regional da Presidência

O Subsecretário Regional da Presidência participou hoje na sessão de abertura do “I Curso de Segurança Marítima no Golfo da Guiné”, promovido pelo Instituto de Defesa Nacional, em parceria com o Atlantic Centre, que será lançado no próximo dia 14 de maio no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

“A situação geoestratégica dos Açores permite a Portugal e aos seus estados amigos assegurarem, a partir destas ilhas, um mundo mais seguro. A construção da defesa é um ato perene em todas as sociedades, facto que a globalização económica não veio desmentir”, destacou Pedro de Faria e Castro, falando na sessão de abertura do curso.

“Aliar as políticas de defesa e a investigação científica à preservação do oceano é emergente. E os Açores, mais uma vez, são identificados como um local privilegiado para acolher os laboratórios necessários a essa ação”, declarou também o titular da pasta das relações externas do Governo dos Açores.   

O evento, que decorre até a próxima sexta-feira na Base Aérea n.º 4, nas Lajes, conta com participantes de diversos países, tendo ainda ocorrido uma reunião entre o Subsecretário Regional da Presidência e o Brigadeiro-General Nuno Lemos Pires, também Coordenador Nacional do Atlantic Centre. 

As futuras instalações do Atlantic Centre serão sediadas na Base Aérea, cujo evento de apresentação está previsto para esta sexta-feira, 14 de maio, numa iniciativa multinacional liderada por Portugal, que visa reforçar o desenvolvimento e a segurança de todos os Estados costeiros do Atlântico, nomeadamente através de ações de capacitação na área da defesa.

© Governo dos Açores | Fotos: SSRP

Partilhar