11 de Maio 2021 - Publicado há 1052 dias, 14 horas e 8 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 33 novos casos positivos de covid-19, sendo 32 em São Miguel e um na Terceira, resultantes de 1.697 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

No concelho da Ribeira Grande, foram registados 29 novos casos (27 em Rabo de Peixe, um na Ribeirinha e um em Santa Bárbara), dois foram diagnosticados no concelho de Ponta Delgada (Santo António e São José) e no concelho da Lagoa há um novo caso (Nossa Senhora do Rosário). Todos os casos foram diagnosticados em contexto de transmissão comunitária.

Na Terceira há um novo caso no concelho da Praia da Vitória (Santa Cruz), referente a um viajante não residente com teste positivo ao 12.º dia.

No mesmo período registaram-se 16 recuperações nos Açores, todas em São Miguel, sendo sete no concelho da Ribeira Grande (três na Maia, dois em Rabo de Peixe, um em Santa Bárbara e um nas Calhetas); cinco no concelho de Ponta Delgada (dois no Livramento, dois nos Fenais da Luz e um em São Pedro); três no concelho de Lagoa (todos na Ribeira Chã) e um no concelho de Vila Franca do Campo (Ribeira das Tainhas).

No decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que um caso positivo, inicialmente alocado ao concelho de Ponta Delgada, freguesia de Santa Bárbara se encontra a residir no mesmo concelho, mas na freguesia de São José.

Estão internados 12 doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em São Miguel, com um em cuidados intensivos. Estão presentemente 774 pessoas em vigilância ativa.

À data de hoje, a Região conta com 214 casos positivos ativos, sendo 199 em São Miguel, 9 nas Flores, 4 na Terceira e 2 em Santa Maria.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 5.085 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 4.720 pessoas. Faleceram 31, saíram do arquipélago 79 e 43 apresentaram prova de cura anterior. Há uma cadeia ativa, nas Flores e foram já extintas 201 cadeias.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 6 de maio, foram administradas nos Açores 87.077 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 59.347 pessoas com 15 ou mais anos, com a primeira dose e 27.730 pessoas com ambas as doses, no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

© Governo dos Açores

Partilhar