8 de Maio 2021 - Publicado há 1081 dias, 17 horas e 27 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 27 novos casos positivos de covid-19, sendo 26 em São Miguel e um na Terceira, resultantes de 1.555 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

Em São Miguel foram registados nove casos positivos no concelho da Ribeira Grande (oito em Rabo de Peixe e um na Ribeirinha). No concelho de Ponta Delgada foi registado um caso no Livramento. No concelho da Lagoa há três novos casos (dois no Rosário e um na Ribeira Chã). No concelho da Povoação foi registado um caso nas Furnas, e no concelho do Nordeste foram registados 12 novos casos (oito na Vila de Nordeste e quatro na Lomba da Fazenda). Todos os casos são referentes a transmissão comunitária.

Na Terceira, o novo caso registado é referente a um viajante, residente, com análise de rastreio positiva ao 6º dia.

Em igual período foram registadas 25 recuperações (ver quadro no final), e estão presentemente 774 pessoas em vigilância ativa.

Estão internados nove doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, nenhum em cuidados intensivos. 

Um caso positivo na Ilha Terceira, inicialmente alocado à freguesia da Sé, no concelho de Angra do Heroísmo, encontra-se a residir na freguesia de São Pedro, pelo que foi realocado nesta freguesia.

À data de hoje a Região conta com 185 casos positivos ativos, sendo 174 em São Miguel, sete nas Flores, dois em Santa Maria e dois na Terceira. 

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 5.026 casos positivos de covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 4.688 pessoas. Faleceram 31, saíram do arquipélago 79 e 43 apresentaram prova de cura anterior.  Os Açores contam com uma cadeia ativa, nas Flores, e foram já extintas 201.

Até ao presente realizaram-se no arquipélago 460.127 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19. Desde as zero horas de hoje que vigoram no arquipélago novas medidas de contenção da pandemia. Mais informações podem ser obtidas online em: https://covid19.azores.gov.pt/ e na página de Facebook da Direção Regional da Saúde: https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores   

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 6 de maio, foram administradas nos Açores 87.077 doses de vacina contra a Covid-19, correspondentes a 59.347 pessoas com 15 ou mais anos, com a primeira dose e 27.730 pessoas com ambas as doses, no âmbito do Plano Regional de Vacinação. 

RECUPERAÇÕES:

© Governo dos Açores

Partilhar