3 de Maio 2021 - Publicado há 1061 dias, 4 horas e 31 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores oito novos casos positivos de covid-19, sendo cinco em São Miguel, em contexto de transmissão comunitária, e três nas Flores, resultantes da formação de uma nova cadeia de transmissão local. Em igual período foram realizadas 542 análises.

Assim, em São Miguel, os cinco novos casos foram registados em Ponta Delgada - um nos Arrifes, um na Ajuda da Bretanha, um em São Vicente Ferreira e dois nos Remédios. Nas Flores, três novos casos foram diagnosticados nas Lajes, no âmbito da cadeia referida.

Em igual período foram registadas 28 recuperações (ver quadro no final) e estão presentemente 993 pessoas em vigilância ativa.

Continuam internados 15 doentes, sendo 14 no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, com um em Unidade de Cuidados Intensivos, e um doente no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, em Unidade de Cuidados Intensivos.

À data de hoje a Região conta com 195 casos positivos ativos, sendo 186 em São Miguel, cinco nas Flores, três na Terceira e um em Santa Maria.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.930 casos positivos de covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 4.582 pessoas. Faleceram 31, saíram do arquipélago 79 e 43 apresentaram prova de cura anterior.  Os Açores contam agora com uma nova cadeia ativa, nas Flores, e foram já extintas 201.

Até ao presente realizaram-se nos Açores 450.452 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19. A ilha de São Miguel encontra-se em Estado de Calamidade Pública, com todos os concelhos em nível de Alto Risco. As restantes ilhas estão em situação de Alerta, com todos os concelhos em nível de Muito Baixo Risco. Mais informações podem ser obtidas online em: https://covid19.azores.gov.pt/ e na página de Facebook da Direção Regional da Saúde: https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores    

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 29 de abril, foram administradas nos Açores 79.589 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 56.419 pessoas com 15 ou mais anos, com a primeira dose (27,85% taxa de cobertura), e 23.170 pessoas com ambas as doses (11,44% de taxa de cobertura), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

RECUPERAÇÕES

Distribuição Geográfica 

N.º de Casos 

Ilha de São Miguel 

28 

Lagoa 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

Lagoa (Santa Cruz) 

Água de Pau  

Ponta Delgada 

Ponta Delgada (São Pedro) 

Covoada 

São Vicente Ferreira 

Ribeira Grande 

14 

Ribeira Seca 

Rabo de Peixe 

Santa Bárbara 

Calhetas 

Vila Franca do Campo 

Ponta Garça 

Ribeira Seca 

Ribeira das Tainhas 

Total Geral 

28 

  

© Governo dos Açores

Partilhar