29 de Abril 2021 - Publicado há 1064 dias, 18 horas e 25 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 15 novos casos positivos de covid-19, todos em São Miguel, decorrentes de 2.042 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.  

Por concelhos, a ilha de São Miguel apresenta oito novos casos no concelho da Ribeira Grande (um em Rabo de Peixe, dois nas Calhetas, um em Santa Bárbara, um na Ribeira Seca e três na Maia), seis no concelho de Ponta Delgada (três nos Fenais da Luz, um no Livramento e dois nos Arrifes), e um no concelho da Lagoa, na freguesia de Ribeira Chã. 

No mesmo período, foram registadas 14 recuperações, todas em São Miguel.

Estão agora internados 20 doentes, sendo 19 no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, com cinco doentes em Unidade de Cuidados Intensivos, e um no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, em Unidade de Cuidados Intensivos. Em vigilância ativa estão 1.123 pessoas.  

À data de hoje a Região conta com 228 casos positivos ativos, sendo 217 em São Miguel, sete na Terceira, três em Santa Maria e um nas Flores. Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4. 878 casos positivos de covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 4.498 pessoas. Faleceram 31, saíram do arquipélago 78 e 43 apresentaram prova de cura anterior.  

Permanece ativa uma cadeia de transmissão local na Terceira.  Foram extintas até ao presente, 200 cadeias de transmissão.  

Desde o início da pandemia realizaram-se nos Açores 445.007 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19. A ilha de São Miguel está em nível de Alto Risco, sujeita a medidas de contenção correspondentes a este nível de risco. Todos os concelhos das restantes ilhas estão em nível de Muito Baixo Risco. Mais informações podem ser obtidas online em: https://covid19.azores.gov.pt/ e na página de Facebook da Direção Regional da Saúde: https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 21 de abril, 69.887 pessoas com 15 ou mais anos foram vacinadas no arquipélago, 49.477 com a primeira dose (24,42% de taxa de cobertura) e 20.410 com a segunda (10.08% de taxa de cobertura), no âmbito da primeira fase do Plano Regional de Vacinação. Mais informação em: https://vacinacao-covid19.azores.gov.pt.

RECUPERAÇÕES

Distribuição Geográfica 

N.º de Casos 

Ilha de São Miguel 

14 

Lagoa 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

Lagoa (Santa Cruz) 

Ponta Delgada 

Santa Clara 

São Vicente Ferreira 

Ribeira Grande 

Rabo de Peixe 

Ribeirinha 

Calhetas 

Vila Franca do Campo 

Ponta Garça 

Vila Franca do Campo (São Miguel) 

Ribeira Seca 

Total Geral 

14 

© Governo dos Açores

Partilhar