21 de Abril 2021 - Publicado há 1094 dias, 12 horas e 52 minutos
Vice-Presidência prepara catálogo digital da Bibliografia Geral da Diáspora Açoriana
location Angra do Heroísmo

Direção Regional das Comunidades

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, vai criar um catálogo digital da Bibliografia Geral da Diáspora Açoriana, em parceria técnica com a Direção Regional da Cultura.

O novo projeto é anunciado por ocasião das comemorações do Dia Mundial do Livro, 23 de abril, e será implementado no segundo semestre deste ano, utilizando as novas plataformas de comunicação.

Este catálogo digital será composto por mais de 500 obras dedicadas às temáticas da emigração e imigração, bem como livros escritos por autores açorianos radicados na Diáspora, que fazem parte do espólio existente nos três polos da Direção Regional das Comunidades, em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, desde a sua criação em 1998.

O catálogo digital da Bibliografia Geral da Diáspora Açoriana ficará alojado no novo “Portal da Açorianidade”, uma plataforma a criar este ano que juntará, num só espaço web, todos os sites geridos pela Direção Regional das Comunidades.

A iniciativa pretende reunir, organizar e promover todas as obras relacionadas com as comunidades açorianas, integrando também o Catálogo Coletivo de Bibliotecas do Governo dos Açores e, com isso, usufruindo de várias funcionalidades que irão permitir, designadamente, a possibilidade de pesquisa avançada e de localização dos livros para consulta.

Durante mais de duas décadas de existência, a Direção Regional das Comunidades reuniu uma biblioteca especializada de dimensão significativa, por aquisição direta, contrapartida de apoios ou ofertas institucionais, que se encontra disponível para consulta nas suas instalações.

Os três polos deste departamento da Vice-Presidência do Governo dos Açores nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial são frequentemente visitados por alunos a desenvolver teses de mestrado ou de doutoramento ou por estudiosos e investigadores que se dedicam às áreas da emigração e imigração.

© Governo dos Açores

Partilhar