9 de Abril 2021 - Publicado há 1084 dias, 15 horas e 5 minutos
Presidente do Governo orgulhoso com talento captado pelos Açores na Ciência e Investigação
location Angra do Heroísmo

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, manifestou-se hoje “orgulhoso” pela captação, da parte da região, de “talentos” na área da ciência e investigação, destacando ainda a “projeção internacional” que estes profissionais dão ao País e à Região.

José Manuel Bolieiro falava numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, a propósito dos projetos do Centro Internacional de Investigação para o Atlântico (AIR Centre).

Na ocasião, o governante destacou o projeto e a sua capacidade de atrair talento português e internacional, mas valorizou também o regresso à Região de jovens açorianos que se formaram noutras geografias.

“Temos os Açores no mundo e o mundo nos Açores com este projeto”, disse, referindo-se ao AIR Centre.

E prosseguiu: “Estamos a ganhar uma esfera de dimensão de conhecimento, pesquisa e investigação, que permite colocar os Açores como uma geografia relevante e geoestratégica no planeta, mas sobretudo com a concentração e a captação de ciência, de investigação, de inovação, de conhecimento e saber”.

As atividades do AIR Centre para os próximos três anos incluem desde já mais de 20 projetos internacionais, representando um volume total de mais de 1,6 milhões de euros executados diretamente pela equipa do AIR Centre em Portugal, num contexto de consórcios internacionais que envolvem cerca de 35 milhões de euros.

O AIR Centre é uma organização internacional sem fins lucrativos para o desenvolvimento do conhecimento em “Interações atlânticas” através de aplicações científicas e tecnológicas na região Atlântica, com o objetivo de promover a criação de empregos altamente qualificados, prestando serviços à comunidade para monitorizar e contribuir de forma decisiva para alcançar metas de sustentabilidade.

A entidade inclui atividades com especial ênfase no estudo das interações espaço-oceano-clima, designadamente nas áreas da erosão costeira, proteção de baías e estuários, mitigação de desastres naturais extremos (inundações, incêndios, tsunamis, terremotos), proteção de pescas, aquicultura, qualidade da água, otimização da agricultura, qualidade do ar e proteção da biodiversidade marinha.

Com sede no TERINOV, em Angra do Heroísmo, o AIR Centre é uma instituição estabelecida como uma rede distribuída da qual já fazem parte instituições de Portugal, Espanha, Reino Unido, Noruega, África do Sul, Nigéria, Angola, Namíbia, Cabo Verde, São Tomé, Brasil, Colômbia, México e Estados Unidos.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar